terça-feira - 10/09/2019

Servidores da Prefeitura participam da 2ª Oficina do Movimento Zika – Metodologia “Caixa & Bacia”

Durante a manhã e tarde desta terça-feira (10) diversos profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social participaram da 2ª Oficina do Movimento Zika – Metodologia “Caixa & Bacia”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS), Prefeitura de Mossoró e SESAP, visando promover conteúdos, informações e iniciativas que venham a  ajudar no desenvolvimento de crianças afetadas com pela Síndrome Congênita do vírus Zika.

Mossoró está recebendo pelo segundo ano consecutivo profissionais da EBBS que voltaram para realizar mais uma capacitação com os profissionais locais e realizar um mapeamento do trabalho que o Município vem realizando no Rio Grande do Norte. A fonoaudióloga Daniela Marçal, da EBBS, explicou que Mossoró demostra estar comprometida com as crianças que foram afetas pela Síndrome Congênita da Infecção do Zika Vírus. “Ano passado eu vim para Mossoró fazer um trabalho com os profissionais e as famílias de estimulação precoce. Era uma oficina de capacitação para construir objetos sensoriais com matérias de baixo custo. Este ano eu voltei, porque fazia parte do projeto, para fazer um acompanhamento do que tinha acontecido a partir daquela primeira oficina.”, explicou Daniela Marçal.

“Percebemos as ações que foram feitas pelos profissionais, como multiplicadores das ações que realizamos. Encontramos uma rede mais comprometida, mas é claro que com todas as questões que existem em todos os estados com relação a Zika, porque é uma situação muito complexa até hoje. A gente pode, principalmente, mapear a evolução das crianças e das famílias. A gente também está discutindo quais são os próximos desafios e de que maneira em conjunto a gente pode construir essa rede pra que mais ações possam ser construídas já que as crianças estão começando a ir pras creches e escolas. Eu pude perceber aqui uma rede comprometida com esse trabalho de modo intersetorial.”, concluiu Marçal.

A assistente social da Secretaria de Saúde Janielly Mendonça afirma que essa capacitação fortalece ainda mais as ações que estão sendo desenvolvidas no Município para sempre atender bem e melhor às famílias que têm membros crianças com microcefalia. “Elas voltaram porque houve um primeiro momento no ano passado. É uma oficina que traz uma estratégia de fortalecimento da atenção integral às crianças e famílias. Esse segundo momento é para fazer um levantamento das ações que foram desenvolvidas do ano passado. São ações articuladas, intersetoriais, que envolvem a Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Com esse mapeamento é possível visualizar como Mossoró vem articulando e desenvolvendo suas ações em apoio às crianças e suas famílias. Enquanto Secretaria de Saúde realizamos várias oficinas de estimulação precoce e oficinas com nossos profissionais da rede. Cada Secretaria articulou ações em seus territórios.”, destacou.

Maria Neném Fernandes, da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação, pontuou que essa capacitação vai estimular novas formas de desenvolver um trabalho que já existe no Município. “Atualmente são sete crianças com microcefalia atendidas pelo Educação Básica. Antes das crianças entrarem nas nossas escolas, antes de 2018, nos capacitamos nossos professores e estagiários. Quando eles chegaram todos estavam capacitados. Sempre fazemos capacitações para melhorar cada vez mais nossos atendimentos. As mães confiam muito no nosso trabalho e deixam seus filho com total tranquilidade. Após a capacitação de hoje a gente vai poder pensar novas possibilidades de assistências.”, disse Maria.

A 2ª Oficina do Movimento Zika – Metodologia “Caixa & Bacia” foi apresentada pela fisioterapeuta Miriam Galheiros, EBBS/Instituto Fernandes Filgueira/Unidade Materno Infantil da Fio Cruz do Rio de Janeiro, e a fonoaudióloga Daniela Marçal da EBBS. A SESAP foi representada pela dentista Suily Alencar, do Grupo Auxiliar de Saúde da Criança e do Adolescente.