quarta-feira - 20/06/2018

Serviço de Verificação de Óbito de Mossoró atende 65 municípios do Rio Grande do Norte

Mossoró é uma das poucas cidades do Brasil que dispõe de um importante instrumento esclarecedor de causas de mortes mal definidas.  O Serviço de Verificação de Obtido (SVO) de Mossoró está dando respostas positivas à sociedade porque, além de esclarecer mortes naturais, vem ajudando a Vigilância à Saúde do Município a desenvolver ações mais assertivas no combate/prevenção de doenças que estejam levando as pessoas a óbito. Desde sua inauguração no dia 25 de maio de 2016, o SVO elucidou 178 causas de mortes de indivíduos. Após recente reorganização promovida pela Prefeitura de Mossoró, a meta agora é esclarecer mais de 100 causas somente neste ano.  Com uma equipe composta por 25 pessoas, entre médicos patologistas, técnicos em necropsia e corpo administrativo, o SVO atende Mossoró e mais outras 64 cidades das regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Assú. Os profissionais que atuam no SVO de Mossoró têm vasta experiência na área, o que contribui para o aperfeiçoamento do serviço na região. “Somos uma equipe privilegiada no Brasil, porque temos profissionais com mais de 25 anos de atuação no mercado de trabalho e três deles foram diretores do SVO de Natal”, declara o diretor do SVO, Messias Câmara. Os corpos que devem ir ao SVO são daquelas pessoas que tiveram mortes naturais mal definidas, devendo haver a assinatura de um termo de liberação pela família. As mortes causadas pela violência, por exemplo, não se enquadram dentro do perfil do serviço. As amostras que são recolhidas dos cadáveres obedecem normas técnicas, sendo um procedimento padrão adotado em todos os SVOs do país. O tempo de necropsia para recolhimento dessas amostras dura de 30 minutos a 2 horas. Logo em seguida, o corpo é liberado para velório e sepultamento, tendo o resultado da morte entregue à família posteriormente após o recebimento das análises, que pode durar de 15 dias a no máximo 1 ano. As pessoas que quiserem mais esclarecimentos ou que o SVO faça alguma análise devem entrar em contato pelos telefones (3315-4742 / 98726-7491) ou pelo e-mail svo.mossoro@hotmail.com.