quinta-feira - 26/06/2025

Serviço de Inspeção Municipal recebe representante de Pacajus para conhecer implantação e funcionamento do órgão

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), continua recebendo representantes de diversas cidades do Brasil para conhecer a realidade e atuação do SIM Mossoró e também detalhes do processo de implantação. Desta vez, uma representante do município de Pacajus, esteve na sede da Secretaria de Agricultura conversando com os servidores que compõem o serviço no município.

A médica veterinária e coordenadora do SIM de Pacajus, Draenne Silva, conheceu o trabalho realizado pela equipe do SIM Mossoró e colheu informações para servir como parâmetro de execução das atividades de fiscalização no município cearense, como também passou como é desenvolvido o trabalho do órgão em Pacajus.

A diretora do SIM Mossoró, Allany Medeiros, destacou a importância destas visitas técnicas e salientou esse momento para levar o trabalho do Serviço de Inspeção Municipal para outros órgãos fiscalizadores existentes no Brasil.

“Foi um momento bastante satisfatório de troca de informações e a oportunidade de repassar a experiência de Mossoró desde o início do processo de implantação do serviço de inspeção. Essas visitas técnicas servem não só para fortalecer o serviços de inspeção municipal, como também disseminar nosso trabalho para todo o país, tendo em vista que nós, ao longo desses quase 10 anos de atuação, já recebemos inúmeros profissionais de vários municípios e estados do país, podendo levar a nossa experiência, nosso trabalho e fortalecer cada vez mais a cidade de Mossoró”, frisou Allany.

A representante do SIM Pacajus explicou a vida até Mossoró para conhecer o trabalho realizado pelo órgão mossoroense. “A minha visita ao Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró se deve a uma implementação que se tem tentado há anos em Pacajus sem sucesso. Então, como aqui é um serviço bem sucedido e de referência, esse encontro tem muito a contribuir para que a gente consiga sucesso no nosso município. Estamos aqui para entender como funciona administrativamente esse serviço para que a gente consiga levar informações relevantes para a equipe que já vem sendo estruturada lá na região”, contou.

O Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró é referência em todo o país. Ele foi o primeiro a receber o selo para produtos de origem vegetal e o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal. Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.

Anterior Próximo