quinta-feira - 16/10/2025
Serviço de Inspeção Municipal recebe comitiva de Ceará-Mirim para detalhar atuação do órgão em Mossoró
Por: Edinaldo Moreno
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), recebeu nesta semana mais uma comitiva para conhecer o trabalho desenvolvido pelo SIM/Mossoró. Desta vez, a representação veio de Ceará-Mirim–RN. O encontro na sede da Secretaria da Agricultura ocorreu nesta quarta-feira (15).
O SIM de Mossoró é referência em todo o país. Ele foi o primeiro a receber o selo para produtos de origem vegetal e o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal. Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.
Diretora do órgão, Allany Medeiros destacou mais uma comitiva visitar o Serviço de Inspeção Municipal para conhecer o trabalho da equipe no município. Ela salientou a alegria de poder detalhar tudo o que é realizado pelo SIM e também essa troca de informações com as outras delegações.
“Essa representação veio de Ceará-Mirim até Mossoró para conhecer a nossa realidade com relação à execução do Serviço de Inspeção Municipal, como nós atuamos para que eles possam tentar implementar a realidade no município de Ceará-Mirim e também conseguir registrar empresas e produtos e fazer com que essa parte da inspeção possa ser fortalecida cada vez mais. Mossoró, como sempre, sendo muito vitrine dessa realidade do Serviço de Inspeção Municipal”, contou.
A delegação vinda de Ceará-Mirim, município da grande Natal, contava com o secretário de Agricultura, Raniere Ribeiro Martins, e o presidente da Associação dos Empreendedores de Leite (Empreleite), Marinho de Sousa. "Randinho", como é mais conhecido o secretário de Agricultura do município da região metropolitana, destacou a relevância do SIM Mossoró.
“É uma grande alegria estar em Mossoró para obter conhecimento do que é realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal. O SIM de Mossoró é um exemplo para outros municípios e estou muito feliz de estar aqui com essa delegação. Estamos levando deste encontro conhecimento da nova legislação, e de como iniciar o selo que Mossoró já vem implantando há muito tempo com os produtores. Com certeza tivemos uma aula gratuita”, disse.
O produtor rural Marinho de Sousa é presidente da Empreleite e também acompanhou a comitiva. “A Associação veio conhecer de perto como funciona o serviço realizado pelo SIM. Hoje a gente levanta a bandeira que todos os municípios do Rio Grande do Norte tenham suas leis e seu Serviço de Inspeção Municipal que fiquem mais perto do produtor”.
Em 2025, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) completou 10 anos de uma trajetória exitosa e de reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), sendo, inclusive, referência para estados e municípios do País no quesito fiscalização/inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.
O SIM é responsável por inspecionar e fiscalizar a produção de produtos de origem animal (como carne, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados) e produtos de origem vegetal (bebidas alcoólicas e não alcoólicas) no âmbito do município de Mossoró. O SIM garante que esses produtos sejam seguros, higiênicos e próprios para o consumo humano, além de estarem conforme a legislação sanitária.