sexta-feira - 25/10/2024
Serviço de Inspeção Municipal prossegue com projeto de educação sanitária nos supermercados
Por: Edinaldo Moreno
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ligado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), deu continuidade na noite desta quinta-feira (24) ao projeto de educação sanitária que o órgão executa nos supermercados de Mossoró. A ação foi realizada num estabelecimento do município.
A ação consiste na orientação aos consumidores sobre a importância de consumir os produtos de origem vegetal e animal com o carimbo da inspeção oficial no rótulo desses produtos. O carimbo garante que o produto foi inspecionado, que é seguro para ser consumido e que não vai causar nenhum risco à saúde das pessoas.
“O Serviço de Inspeção escolhe de forma aleatória alguns supermercados e faz esse trabalho de orientação. A equipe leva folder e banner e a gente expõe os produtos de origem vegetal e animal do próprio supermercado para facilitar a compreensão do consumidor”, explicou a diretora do SIM, Allany Medeiros, que destaca como o consumidor pode observar o selo de inspeção por órgãos oficiais.
“Esse carimbo pode ser do Serviço de Inspeção Federal (SIF), da inspeção estadual, que é do Idiarn, e o municipal inspecionado pela Prefeitura de Mossoró. Se o produto de origem animal tiver algum desses três carimbos de inspeção no seu rótulo é um produto seguro e inspecionado e que não causará nenhum risco à saúde de quem consumir”.
Allany ressalta ainda que o produto de origem vegetal como, por exemplo a polpa de fruta, o suco, água de coco, cachaça, cerveja, vinagre, refrigerante, entre outros, precisa trazer no seu rótulo a inscrição registrado no MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). “Quando o consumidor for adquirir alguns desses produtos precisa observar se no rótulo tem essa inscrição que vai justamente garantir a segurança daquele produto”.
QUESTIONÁRIO
A diretora do Serviço de Inspeção Municipal detalha que durante a ação a equipe aplica um questionário educativo/consultivo aos consumidores para ter uma ideia do conhecimento dos consumidores com relação à inspeção. Ela alerta para o alto número de pessoas que desconhecem o selo da inspeção.
“Dos vários consumidores que participaram da pesquisa consultiva, cerca de 95% não conhecem o selo da inspeção, o rótulo com o carimbo da inspeção e, a partir da nossa orientação, passam a dizer que vão observar no momento da compra o selo da inspeção no rótulo e consumir produtos registrados”, finalizou.