quarta-feira - 28/05/2025
Serviço de Inspeção Municipal participa de ação de educação sanitária na BR-304
Por: Edinaldo Moreno
Na manhã desta quarta-feira (28), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz/RN), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Civil Municipal (GCM), realizou mais uma ação de barreira sanitária, na BR-304, saída para Fortaleza–CE.
A equipe do SIM realiza a abordagem aos veículos, especialmente fechados, para saber o tipo de carga que está sendo transportada e se o produto é de origem vegetal ou animal. “A gente pede para que o veículo possa ser aberto e identificar a origem daquele produto que está sendo transportado”, explicou Allany Medeiros, diretora do Serviço de Inspeção Municipal.
O procedimento padrão é que se o produto estiver com selo da inspeção, independentemente da instância (federal, estadual ou municipal), estando registrado, o produto é liberado e o veículo seguirá normalmente. Por outro lado, se o produto estiver sem registro no órgão, ele será apreendido.
“Pela legislação, não se pode comercializar produtos de origem animal ou vegetal sem registros nos órgãos de fiscalização sanitário. O produto é apreendido e descartado sanitariamente, conforme o texto”, acrescentou a diretora do SIM.