domingo - 13/08/2023

Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró passa a ser o primeiro no Brasil a emitir selo de qualidade de produtos de origem vegetal

Por: Sayonara Amorim

Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, passa a ser o primeiro município no Brasil a conquistar a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBIPOV) para produtos de origem vegetal. O que significa que os produtores e empresários de produtos de origem vegetal agora poderão comercializar a produção com selo de qualidade. O reconhecimento foi publicado na edição do dia (8), do Diário Oficial da União (DOU), e a cerimônia de entrega do selo aconteceu na noite deste sábado durante a Festa do Bode 2023.

A entrega do certificado Sisbipov foi feita pela auditora federal do Ministério da Agricultura, Judi Maria Nóbrega, e pelo superintendente da Secretaria Estadual de Agricultura do RN, Manoel Neto. “É muito gratificante para o município conseguir esse selo de qualidade de comprovação da eficiência do serviço público na questão de certificação de produtos de origem vegetal. A gente parabeniza toda a equipe do Serviço de Inspeção Municipal pela conquista”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Faviano Moreira.

A conquista do selo habilita o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), a emissão do selo. O secretário de Agricultura explica que anteriormente o produtor de polpas de fruta, cachaça, sucos, ou qualquer produto de origem vegetal necessitava se deslocar ao escritório do Ministério da Agricultura em Natal. “Antes o produtor que queria registrar seu produto de origem vegetal tinha que se deslocar a Natal. Agora o produtor já pode vir diretamente à Secretaria de Agricultura de Mossoró que conseguirá todas as informações, orientações para conseguir o selo que atesta a qualidade do seu produto”, acrescentou Faviano.

Edimar Teixeira, engenheiro-agrônomo do SIM, participou da cerimônia de entrega do certificado e ressaltou que a conquista do selo de qualidade pelo município de Mossoró é o resultado de muito esforço. “Essa conquista é fruto de todo um trabalho que está sendo feito na gestão municipal de viabilizar cada vez mais segurança alimentar para toda a população”, frisou.

A cerimônia de recebimento do certificado, que garante ao Serviço Municipal de Inspeção, foi presidida pelo prefeito Allyson Bezerra, que lembrou em sua fala que esta conquista é mais um ato pioneiro do município de Mossoró.