quinta-feira - 07/11/2024

Serviço de Inspeção Municipal continua com educação sanitária nos supermercados

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), continua desenvolvendo ações de educação sanitária nos supermercados da cidade. A ação foi realizada na noite desta quarta-feira (6).

A equipe do SIM apresenta aos consumidores os selos de inspeção (municipal, estadual e federal). Quando o rótulo do produto apresenta qualquer um desses carimbos, significa que é um produto seguro para ser consumido, livre de contaminação.

“As pessoas precisam entender a importância desse selo. Milhares de pessoas no mundo morrem anualmente devido às contaminações alimentares, através da intoxicação alimentar. Isso é causado pelo consumo de alimentos contaminados, que não passaram pela inspeção, que não foram fiscalizados desde a sua matéria prima, desde sua origem até chegar ao consumidor final”, explicou Allany Medeiros, diretora do Serviço de Inspeção de Mossoró.

 A ação consiste na orientação aos consumidores sobre a importância de consumir os produtos de origem vegetal e animal com o carimbo da inspeção oficial no rótulo desses produtos. O carimbo garante que o produto foi inspecionado, que é seguro para ser consumido e que não vai causar nenhum risco à saúde das pessoas.

“O serviço de inspeção vem exatamente para trazer essas informações aos consumidores e nos supermercados da cidade, onde a gente observa um grande fluxo de pessoas, um grande consumo de alimentos de produtos de origem animal e vegetal, e assim a oportunidade de mostrar e de explicar nessas ações de educação sanitária”, acrescentou.

O Serviço no município é referência em todo o país. Ele foi o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal e o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal. Ele é responsável pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.

Anterior Próximo