terça-feira - 03/03/2020

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência completa 15 anos em Mossoró

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa nesta terça-feira (03) os seus 15 primeiros anos de funcionamento em Mossoró. Inaugurado na cidade em 3 de março de 2005, por meio de parceria fundamental da Prefeitura de Mossoró, o SAMU traz em sua trajetória milhares de histórias de salvamento de vidas no município e região.

Na atual gestão, o SAMU vem passando por uma reestruturação que está possibilitando mais qualidade, rapidez e humanização nos atendimentos dos mossoroenses.  Ao assumir o executivo em 2017, a prefeita Rosalba Ciarlini encontrou o SAMU com apenas uma ambulância funcionando. Aos poucos, priorizando o SAMU e com um trabalho de responsabilidade, a Prefeitura de Mossoró conseguiu melhorar as condições de funcionamento do serviço móvel.

“Quando eu retornei à Prefeitura de Mossoró apenas uma ambulância estava funcionando, em janeiro de 2017, as outras estavam quebradas. Nós fomos recuperando o que era possível, melhorando aos poucos e hoje chegamos a ficar com um número bem maior.”, explica a prefeita Rosalba Ciarlini, reforçando ainda que sempre teve um olhar especial pelo SAMU por conhecer de perto o trabalho dos profissionais.

Os servidores receberam fardamento mais equipamento de proteção individual (EPI) novos, melhorando as condições de trabalho. A Prefeitura realizou uma melhoria no prédio para profissionais e conseguiu, através de parcerias, no ano de 2019, duas ambulâncias novas. Na semana dos seus 15 anos, a expectativa é de receber mais duas ambulâncias de emendas parlamentares do deputado federal Beto Rosado.

“A equipe do SAMU é dedicada. Sabe da importância de ter um bom serviço de salvar vidas, porque é aquele primeiro atendimento que chega na hora e quanto mais rápido melhor para salvar vidas. Eu, como médica, entendo isso e tenho dado toda atenção e apoio dentro das possibilidades, porque todos sabem como eu encontrei a Prefeitura. Os que trabalham no SAMU e os demais servidores estavam com salários atrasados. Colocamos salários em dia, porque a gente sabe que com a garantia do salário em dia e com um equipamento bom com certeza quem ganha é a população mossoroense.”, afirmou a prefeita.

De acordo com relatórios do SAMU de 2017 a 2019, cerca de 90 mil (88.505) atendimentos foram realizados em Mossoró e região. Em média, são cerda de 70 a 100 atendimentos por dia pela Central 192 SAMU Mossoró. Mesmo com um trabalho muito importante, que salva vidas por meio de uma ligação, o SAMU ainda vem enfrentando problemas com trotes telefônicos. Segundo o diretor do SAMU, Dixon Fradik, de 5 a 10 ligações por hora são configuradas como trotes, normalmente passados por crianças, que acabam por prejudicar a quem realmente está precisando.

O diretor ainda falou da situação de forma geral que o SAMU enfrentou em anos anteriores. “Antes era uma situação muito difícil, a gente utilizava a UTI também como básica. Hoje é outra realidade, o SAMU está vivendo um momento muito bom. A prefeita está olhando com olhos de uma excelente gestora que ela é. O SAMU está aqui sempre para ajudar a população. Temos o que melhorar, mas aqui não falta vontade, não falta ânimo e muito menos compromisso.”, afirmou Fradik.