sexta-feira - 12/08/2022

Seminário sobre segurança alimentar marca programação científica da "Festa do Bode"

Por: DIRETI

Durante toda esta sexta-feira (12), a programação científica da "Festa do Bode 2022" será voltada para a Segurança Alimentar de origem animal. Um seminário com o tema "Como legalizar seu produto junto ao serviço de inspeção municipal?" está acontecendo nas dependências da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O evento faz parte da programação oficial da festa promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru).

O seminário conta com a participação direta do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Instituto de Defesa e Inspeção Animal (IDIARN) e da Ufersa. A médica-veterinária do SIM/SEADRU, Allany Medeiros, ressalta a importância do tema tanto para o produtor quanto para o consumidor. “O dia de hoje será todo voltado para a fiscalização e inspeção dos produtos de origem animal e vegetal com palestras que vão abordar sobre registros de empresas, combate à clandestinidade, saúde dos animais e análises laboratoriais”, destacou Allany.

O evento está acontecendo nas dependências da Ufersa contando com grande participação de produtores. Para o empresário do ramo de camarões Elisio Andrade, a discussão em torno da segurança alimentar dos produtos contribuiu muito para melhorar a qualidade da produção. “É muito importante o serviço de inspeção para que possamos garantir um produto de qualidade dentro das normas para o consumidor”, frisou.

O professor da Ufersa Jeamberg Alves destaca o importante papel do serviço de inspeção e também que os temas que estão sendo abordados no seminário agregam tanto para os produtores quanto para os consumidores. “O produtor hoje é cada vez mais exigido com relação aos seus produtos e à qualidade dos alimentos que ele produz e comercializa. E isso acaba sendo muito bom para o consumidor, porque vai ter um leite, um ovo, um queijo de melhor qualidade”, pontuou.