quarta-feira - 25/05/2022
Seminário “Laços em Nós” é encerrado discutindo o tema “Transtornos do neurodesenvolvimento"
Por: Maricelio Almeida
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró, por meio da Coordenadoria de Psicopedagogia, promoveu na noite desta terça-feira (24), o segundo momento do I Seminário do projeto “Laços em Nós: reconectando vivências e emoções”. O evento reuniu, no Teatro Lauro Monte Filho, professores, supervisores e diretores da Rede Municipal de Ensino, que puderam acompanhar palestras proferidas pela neurologista infantil Áurea Cristina e pela psicopedagoga Bernadete Holanda.
O encontro discutiu a temática “Transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem: como estão nossas crianças/alunos e o que precisamos saber sobre os transtornos que os afetam?”. “Vivemos dois anos fora da sala de aula, fora da escola, e aí a gente encontrou uma demanda de muita carência. O que nos faltava mesmo é realmente um laço, um laço afetivo. Esse momento está sendo muito prazeroso, nos envolvendo. Até nós professores enfrentamos muitas dificuldades, tivemos que nos reinventar e isso trouxe à tona um turbilhão de sentimentos”, pontuou a professora Wigna Marinho, da Escola Municipal Dinarte Mariz.
A coordenadora do projeto “Laço em Nós: reconectando vivências e emoções”, Eliane Araújo, destacou o sucesso do evento, que teve o seu primeiro momento realizado dia 18 de maio, quando os presentes puderam acompanhar palestras proferidas pela pedagoga Ana Paula, da Universidade Potiguar (UnP), e pela psicóloga Eurandízia Maia, também da UnP. Elas discutiram o tema “A organização do trabalho pedagógico e as estratégias de aprendizagem no retorno às aulas presenciais”.
“Podemos dizer que foram encontros muito ricos, pois as palestrantes trouxeram importantes contribuições sobre as relações de sala de aula e o processo de aprendizagem, chamando atenção de como tudo isso se conecta, e também sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, já que nesse contexto de volta às aulas presenciais percebemos que o desenvolvimento cognitivo do aluno também está de certa forma afetado”, pontuou Eliane.
A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, reforçou a importância do projeto e seus efeitos práticos na Rede Municipal de Ensino. “A Secretaria Municipal de Educação tem a preocupação de desenvolver atividades que trabalham o acolhimento socioemocional, tanto dos servidores, diretores, supervisores e professores, quanto de alunos. O objetivo é que a partir deste Seminário nós também possamos replicar, nas unidades de ensino, esses encontros formativos para cuidar das emoções da nossa clientela”, relatou.
A neurologista infantil Áurea Cristina, uma das palestrantes do encontro, enfatizou a relevância das discussões promovidas no Seminário. “É um tema bastante amplo, onde a gente vai desde os transtornos de aprendizagem, transtornos comportamentais, que envolvem o autismo, TDH, transtornos de desenvolvimento de linguagem. A gente trouxe um pouco dessa noção para os professores e a importância fundamental deles na detecção da presença desses transtornos”, disse.
Para a psicopedagoga Bernardete Holanda, iniciativas como o Seminário “Laços em Nós” fortalecem a troca de saberes. “Além de mediar conhecimentos, compartilhar conhecimentos, eventos como esses motivam os professores em suas caminhadas, que muitas vezes são solitárias no momento do planejar e desafiadoras no momento de realizar esse planejamento. É uma troca de ideias, de escutas, para que a gente possa crescer juntos e aprender juntos aqui, para que a gente também possa voltar para a sala de aula mais fortalecidos”, concluiu.