quinta-feira - 30/10/2025
Semasc viabiliza oficinas de preparação para o mundo do trabalho para adolescentes do CRAS Quixabeirinha
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) realizou oficina com os adolescentes assistidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quixabeirinha, para ensiná-los como produzirem um currículo e se prepararem para o mercado de trabalho.
“Estamos recebendo a assistente social Ana Beatriz, que representa o CIEE Natal. Ela já esteve conosco no primeiro semestre desse ano fazendo algumas oficinas e hoje retorna para capacitar, ministrando oficinas ensinando os adolescentes a prepararem o seu próprio currículo. Dentro dessas oficinas, no final, todos são inseridos no site do CIEE, que é o mercado de trabalho, para colocá-los no primeiro emprego. A importância reside no fato de que essas oficinas são um primeiro e crucial passo para a inclusão social e produtiva desses adolescentes, oferecendo as ferramentas necessárias para que eles transformem suas realidades e construam um futuro mais promissor”, declarou Lucas Fernandes, coordenador dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semasc.

Quem ministrou a oficina foi a assistente social Ana Beatriz Valentin, do Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), que trabalha com estágios e programa “Jovem Aprendiz”. O CIEE desenvolve um trabalho a nível nacional, preparando jovens para inserirem no mercado de trabalho.
“A nível nacional, o CIEE tem oficinas de criatividade que estão dentro do campo da preparação para o mundo do trabalho. Então, nessa perspectiva, a gente trabalha com os grupos prioritários da assistência social, que participam dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREASs), serviços de convivência especificamente, preparando esses jovens para o mundo do trabalho e viabilizando o acesso a entrevistas de emprego dentro do mundo da aprendizagem profissional. Tem sido maravilhoso trabalhar com os adolescentes aqui do CRAS Quixabeirinha, eles são muito participativos, muito engajados também. Então, sempre que possível eu estou vindo a Mossoró para participar dessas oficinas”, pontuou.

Carlos Magno é um dos assistidos no CRAS Quixabeirinha, ele deseja ingressar na área do Direito e vê essa oficina como uma oportunidade de se apresentar melhor no primeiro emprego.
“Eu achei muito bom é algo bem inovador que o CRAS viabilizou para nós, porque faz com que a gente fique mais apegado a esse tipo de área. Nós que queremos ter um futuro promissor, essa oportunidade nos auxilia, como também outros cursos. Precisamos investir na gente para darmos orgulho a nossa família e a nós mesmos”, concluiu.
