sexta-feira - 23/09/2022

Semasc reforça à população a importância de estar com o Cadastro Único atualizado

Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio da Vigilância Socioassistencial, que tem o papel de contabilizar e sistematizar os dados dos atendimentos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), tem buscado o fortalecimento dos dados dos atendimentos que teve um aumento considerável.

A Semasc vem trabalhando com o objetivo de garantir os direitos da política de assistência social para os usuários das unidades de proteção básica e proteção especial. “O objetivo destes dados é indicar as demandas de cada território, as vulnerabilidades de risco social, as famílias que vivem em pobreza e pobreza extrema, e assim nossas equipes se articulam e planejam estratégias para melhorias e garantias dos nossos serviços”, declarou Márcia Lima, coordenadora da Vigilância Socioassistencial.

A porta de entrada para ter acesso a muitos benefícios é o Cadastro Único (CU). Sônia Regina Ferreira de Araújo sabe da importância de estar com Cadastro atualizado. Agora desempregada, ela veio fazer o recadastramento em busca dos benefícios que podem ajudá-la nesse momento. “É muito importante estar com o Cadastro Único atualizado. Já pude desfrutar de alguns benefícios no passado e agora desempregada estou aqui para fazer o recadastramento. Ao chegar aqui fiquei sabendo de algumas ações realizadas nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) como cursos de bolos e artesanato. Fiquei bastante interessada, pois qualquer ajuda nesse momento vai ser muito bom para mim”, enfatizou.

A dona de casa Francisca Íris Chavier procurou o atendimento no Centro Administrativo para fazer o Cadastro Único para poder renovar a carteira de gratuidade para andar de ônibus. “Vim fazer o Cadastro porque me informaram que para eu poder viajar para Recife precisava renovar minha carteira”, frisou.

 

 

Coordenadora do Cadastro Único, Xheila Patrícia declara que a equipe dela tem intensificado as informações sobre os benefícios de estar com o Cadastro atualizado. “Estamos intensificando informações aos usuários a cerca de nossos serviços e atendimentos em articulação com o Cadastro Único que tem sido uma ferramenta para potencializar estes serviços e identificar a realidade socioeconômica de Mossoró. Desta forma, essas famílias são incluídas em serviços, grupos e benefícios eventuais e transferência de renda”, disse.

Os atendimentos de Cadastro Único já acontecem nos CRAS Alto de São Manoel, Santo Antônio, Barrocas, Abolição IV e Redenção, e com agendamento prévio do CRAS Bom Jesus. E é através destes atendimentos que aumenta a oferta de serviços da assistência social e inclusão das famílias mais vulneráveis do município nas unidades de CRAS.

 

Tags:
Anterior Próximo