segunda-feira - 07/11/2022
Semasc realiza capacitação com entrevistadores do Cadastro Único
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou capacitação com entrevistadores do Cadastro Único, com o objetivo de alinhar procedimentos operacionais. Uma ação que a Semasc já realiza há 1ano.
A capacitação se faz necessário por razão do Cadastro Único como o Auxílio Brasil passarem por alterações desde a sua mudança do Bolsa Família para o Auxílio Brasil e outra razão é que o programa deve caminhar alinhado com o Governo Federal. Atualmente no município de Mossoró, 89 mil pessoas no perfil de baixa renda (que recebe meio salário mínimo por pessoa) estão inscritas no Cadastro Único e mais de 28 mil famílias recebem o Auxílio Brasil.
“Existem normativas de como devemos proceder em determinada situação. Então essas reuniões ocorrem dentro de um processo maior na assistência social chamado “Educação Permanente”. Nesse sentido, a “Educação Permanente” dentro do Cadastro Único passa por essas capacitações em que alinhamos informações e divulgamos os procedimentos para os nossos entrevistadores, que são os profissionais que estão na ponta operacionalizando o Cadastro Único, sendo uma das portas de entrada principal ao Auxílio Brasil”, frisou a A assistente social Marwyla Lima.
Passaram pela capacitação 30 entrevistadores que atuam em todas as unidades que operam o Cadastro Único e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), que receberam a descentralização do Cadastro Único.
A capacitação aconteceu de forma presencial das 8h ao meio-dia dividida em duas turmas para não parar o atendimento ao público. A primeira turma recebeu a capacitação no dia 28 de outubro e a segunda turma recebeu a capacitação na última quinta-feira (3).
“É um compromisso da secretaria de estar promovendo essas capacitações com os nossos entrevistadores, pois eles realizam um serviço muito importante para o benefício do município e para o usuário da política de assistência social. Essas capacitações são importantes porque fazem parte de um compromisso de gestão em que o município se compromete em oferecer um trabalho de qualidade para os usuários do Cadastro Único e do Auxílio Brasil no município”, concluiu Marwyla Lima.