quinta-feira - 17/02/2022

SEMASC realiza capacitação com entrevistadores do Cadastro Único sobre Auxílio Brasil

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) promoveu nesta quinta-feira (17) mais uma capacitação voltada para os entrevistadores do Cadastro Único. O tema do encontro foi o Programa Auxílio Brasil (PAB). O Auxílio Brasil integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.

Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social. A assistente social Marwyla Lima explica que a atividade é para que os entrevistadores possam repassar à população as informações necessárias sobre o auxílio.

“A gente está capacitando nossas equipes de entrevistadores. Grande parte das pessoas que procuram a gente vem com a intenção de se cadastrar para o Auxílio Brasil”, destacou Marwyla. “É importante que os nossos entrevistadores conheçam o programa e entendam”, frisou.

Titular da SEMASC, Thiago Marques enfatiza a descentralização que está ocorrendo no Cadastro Único. Ele destaca que a capacitação é importante para que ao chegar ao local a população “saiba com exatidão quais os direitos que ela faz jus”.

“Nós estamos nesse momento com expansão total do Cadastro Único. A ideia é que cada vez mais mossoroenses tenham acesso a esse importante instrumento de garantias de direito. Com o Cadastro Único expandido da forma que está é importante que a população ao chegar ao local de cadastro saiba com exatidão quais os direitos que ela faz jus. Por isso, a importância de termos capacitações frequentes”, explicou.

A expansão do Cadastro Único em Mossoró iniciou na última segunda-feira (14), pelo CRAS Abolição IV. A unidade terá atendimento às segundas, terças, quintas e sextas. As quartas-feiras o atendimento será realizado no CRAS Redenção. Na quarta-feira (16) foi a vez do CRAS Alto de São Manoel iniciar passar a ser uma das unidades do Cadastro Único. As novas unidades do Cadastro Único ofertarão todos os serviços.

Mossoró passa a contar a partir de agora com seis unidades do Cadastro Único com a inclusão desses novos locais. Além dos novos pontos nos CRASs do Abolição IV, Redenção e Alto de São Manoel, o Cadastro Único já funciona no Centro Administrativo, no Centro e no CRAS Barrocas.

Tags:
Anterior Próximo