quinta-feira - 17/03/2022

Busca ativa de população em situação de rua visa garantia de direitos em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) continua na busca ativa da população em situação de rua. Na noite desta quarta-feira (16), dentro do “Cadastro em Ação”, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e o Cadastro Único realizaram mais uma ação conjunta para a garantia de direitos desta população no município.

Titular da pasta municipal, Thiago Marques destaca que a medida nasceu para garantir acesso desta população em situação de rua ao serviço do Cadastro Único local para que possa ter seus direitos garantidos.

“Percebemos que são pessoas que têm os direitos negados por não terem acesso a esses equipamentos e por isso decidimos levar o equipamento diretamente à população de rua. Por isso pegamos o Cadastro Único e levamos para a rua, literalmente”, declarou.

Coordenadora do Cadastro Único, Xheyla Patrícia também frisou a importância da Secretaria de Cidadania, através do equipamento social e do SEAS, realizar esta ação junto a essa população.

“Nós estamos fazendo esta ação na busca ativa desta população em situação de rua para que eles possam ter acesso ao Cadastro Único e também para esclarecimento de algumas dúvidas que possam ter. Passamos por sete locais onde eles geralmente se concentram, como a praça da Catedral, a praça do Abolição II, praça do relógio, praça do Alto da Conceição, entre outros”.

Joana Amélia, gerente de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda da SEMASC, destaca a parceria entre os órgãos na realização do Cadastro em Ação. Ela salienta que é de fundamental importância o trabalho de busca ativa destas pessoas que vivem na rua.

“Essa parceria do Cadastro Único junto com o SEAS, através da SEMASC, é importante porque nós estamos buscando essas pessoas que ainda não têm cadastro ou que têm dúvidas para a gente fazer essas orientações gerais e dar a eles a oportunidade para que consigam um direito que é o benefício como o Auxílio Brasil, por exemplo. É importante a gente estar buscando, vendo quem tem a documentação. E quem não tem a documentação nós estamos fazendo o encaminhamento através do SEAS. Assim, com esse cadastro nós estamos dando oportunidade para que eles garantam uma renda”.

Levantamento mais recente da Secretaria de Assistência Social e Cidadania mostra que Mossoró tem pouco mais de 300 pessoas em situação de rua.