segunda-feira - 08/09/2025
Semasc participa de pesquisa de aprimoramento da primeira infância no SUAS
Mossoró está entre os seis municípios que participarão de pesquisa de aprimoramento de novas metodologias voltadas ao programa "Criança Feliz".
Por: Solange Santos
Mossoró está entre os seis municípios selecionados do país para participar de uma pesquisa de aprimoramento com o objetivo de contribuir para as novas metodologias que irão ser trabalhadas na primeira infância no SUAS “Criança Feliz”, na proteção social básica. O treinamento está sendo ministrado por profissionais da Universidade de São Paulo (USP), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Fundação Maria Cecília Vidigal.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) está recebendo toda equipe e também outras representações do Estado, levando capacitação às equipes que trabalham com a primeira infância em Mossoró.
“Quero parabenizar toda a equipe da ‘Primeira Infância’ da Semasc, pelo excelente trabalho, atingindo todos os índices. Estamos felizes em saber que Mossoró representa o Rio Grande do Norte nesse treinamento. Nesse evento, estão todos os técnicos que vão passar a semana nessa capacitação maravilhosa, que oportunizará mais conhecimento para cuidar das nossas crianças entre 0 e 6 anos, nessa primeira fase da vida, a mais importante", declarou a titular da pasta da Semasc, Shirley Targino.
“É uma satisfação voltar aqui nessa cidade sempre muito acolhedora. Mossoró é o único município do Rio Grande do Norte que está fazendo parte dessa fase de reordenamento do programa 'Criança Feliz', etapa essa de capacitação para os profissionais dos municípios, onde será implementado uma nova metodologia. É um processo inicial que vai demorar um ano de capacitação e que esperamos no final, ter um retorno bem positivo”, acrescentou Thiago Gomes, coordenador estadual da primeira infância do SUAS.
A Secretaria Nacional de Assistência Social implantou há oito anos o programa “Criança Feliz” no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo o Brasil. Agora o programa passa por revisão da metodologia de trabalho, junto às famílias com crianças na primeira infância.
“O que a gente está fazendo com seis municípios brasileiros inicialmente é testando essa metodologia aprimorada, com práticas de território, a partir das experiências que o município vem vivenciando dessa política voltada para a primeira infância dentro da assistência social, dentro do SUAS. A importância dessa capacitação é que estamos tendo um olhar mais aprimorado e a partir daí, podemos expandi-la para todo o Brasil”, ressaltou Paulo Aquino, representante do MDS.
Denisa Praxedes é coordenadora do programa "Criança Feliz" em Mossoró. Um trabalho que vem sendo realizado cotidianamente por ela e toda uma equipe que busca constantemente se capacitar.
“Temos intensificado esse trabalho com as crianças do nosso município a cada ano. Fazer parte dessa pesquisa, que servirá como base para as diretrizes da primeira infância, no âmbito nacional, é um reconhecimento do trabalho que Mossoró vem desenvolvendo com esse público. Teremos uma semana de intensas atividades, treinando nossa equipe para realizar um trabalho bem mais produtivo”, concluiu.
