terça-feira - 09/11/2021

SEMASC orienta população sobre mudança do Bolsa Família para Auxílio Brasil

Por: Edinaldo Moreno

Nos últimos dias um grande número de pessoas se deslocou para os postos de atendimento do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) para tirar dúvidas sobre a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil.

Assistente Social, Marwyla Lima explica que as famílias procuram o órgão municipal para sanar dúvidas a respeito do novo benefício que substituirá ou dará continuidade ao Bolsa Família.

“Nós temos tido uma demanda muito grande com relação ao Auxílio Brasil. A dúvida sobre o Auxílio Brasil é especialmente porque as pessoas ainda tem a ideia de que o novo programa é uma continuação do Auxílio Emergencial. A gente gostaria de deixar bem claro que não é, são coisas distintas”, afirmou a assistente social que destaca que o Auxílio Brasil vai ser efetivamente a continuidade ou a substituição do programa Bolsa Família.

“Nesse momento quem vai ter direito a acessar o benefício serão aqueles que já são beneficiários ou eram beneficiários do Bolsa Família diretamente. Quem recebia o Bolsa Família vai continuar recebendo o Auxílio Brasil tranquilamente”, completa.

Marwyla Lima ressalta também que a medida que o governo federal avançar no Auxílio Brasil vai automaticamente substituindo o cartão do Bolsa Família pelo cartão do Auxílio Brasil.

“Quem recebia o Bolsa Família automaticamente vai receber o Auxílio Brasil, inclusive vai fazer saque ainda com o cartão do Bolsa Família. A medida que o governo for avançando, porque a gente ainda está tramitando com relação a PEC dos Precatórios, ele vai automaticamente substituindo o cartão do Bolsa Família pelo cartão do Auxílio Brasil. Por enquanto as pessoas vão continuar sacando na data normal do saque do Bolsa Família com o cartão do Bolsa Família tudo da mesma forma”, tranquiliza Marwyla sobre o calendário de recebimento do benefício.

A assistente social lembra que aqueles que estão com o cadastro único atualizado não devem se preocupar. O cadastro é válido por dois anos. Agora, qualquer mudança na família, o beneficiário deve imediatamente informar ao Cadastro Único as alterações ocorridas para que o benefício não seja suspenso.

“Se o cadastro está atualizado não precisa procurar nenhum posto de atendimento para fazer qualquer tipo de recadastramento. No entanto, se a pessoa mudou de endereço, se houve alguma alteração na renda da família, na composição familiar, se alguém passou a morar na casa, se alguém deixou de morar na casa, coisas desse tipo, a qualquer momento, antes dos dois anos, a pessoa deve informar fazendo a atualização no cadastro único”.

O pagamento do Auxílio Brasil será concedido essencialmente para famílias de baixa renda. Podem receber benefícios do PAB famílias em situação de extrema pobreza e famílias em situação de pobreza. As famílias em situação de pobreza apenas poderão receber benefícios se possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 (vinte e um) anos incompletos.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o auxílio moderniza, simplifica e torna mais transparentes os benefícios básicos de transferência de renda, que passam de seis para três, que são: Benefício Primeira Infância; Benefício Composição Familiar; e Benefício de Superação da Extrema Pobreza.

Fotos: Célio Duarte/SECOM/PMM