quinta-feira - 05/02/2026
Semasc leva idosos para prestigiarem “Exposição de Resistência dos Ursos de Mossoró” no Memorial da Resistência
O projeto foi contemplado na Lei Maurício de Oliveira, edição 2025.
Por: Solange Santos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sumaré, proporcionou uma tarde cultural, levando idosos para prestigiarem a “Exposição de Resistência dos Ursos de Mossoró”, que está acontecendo até esta sexta-feira (5), no Memorial da Resistência.
“Ao longo de todo o mês de fevereiro, nós temos uma programação nos nossos CRASs e CCIs, que são equipamentos da proteção básica. E dentro dessa programação existiu esse convite, através da Secretaria de Cultura, para que os nossos idosos participassem dessa exposição, aqui no Memorial da Resistência, onde fala sobre a questão dos ursos no Carnaval e de antigos carnavais de. Hoje nós estamos aqui com os usuários do CRAS do Sumaré, e a gente vê como sempre, muito positivo essa participação deles dentro de eventos que ligem lazer e cultura, onde eles conseguem se beneficiar e aproveitar. Amanhã nós também temos aqui a turma do CRAS Abolição 4, com a diretora Sandra, que vai trazer 20 usuários idosos do serviço de convivência”, declarou Lucas Fernandes, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.
A exposição está sendo realizada pelo carnavalesco Márcio de Aquino, diretor da Escola de Samba Portela Mossoroense. O projeto foi contemplado na Lei Maurício de Oliveira, edição 2025.
“Primeiramente, gostaria de agradecer à Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria de Cultura, pelo apoio e incentivo. Esse é um projeto de exposição de resistência dos ursos da nossa cidade, que foi contemplado na Lei Maurício de Oliveira, edição 2025, para ser realizado agora, em 2026. É muito gratificante levar a cultura dos ursos adiante, através do GRES Recreativo Escola de Samba Portela Mossoroense”.
Os idosos do CRAS Sumaré aproveitaram bastante o passeio, viajando nas memórias culturais. Francisca Honorato até relembrou sua experiência com os ursos na sua juventude.
“Estou achando maravilhosa essa exposição, tudo muito lindo. Eu já me vesti de urso, andava por vários lugares e gostava bastante”, disse.

