quarta-feira - 23/04/2025
Semasc inicia atividades do programa “Viajar na Melhor Idade” 2025
Semasc inicias as atividade do programa "Viajar na Melhor Idade" neste ano de 2025.
Por: Solange Santos

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) retomou nesta quarta-feira (23), as atividades do programa “Viajar na Melhor Idade”, voltado aos idosos assistidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e da Casa da Nossa Gente (CNG). Neste primeiro momento, o programa se dividiu em dois turnos, manhã e tarde, com idosos que participam do CRAS Bom Pastor, que visitaram pontos turísticos de Mossoró, iniciando a visitação pelo Memorial da Resistência, Teatro Municipal Dix-huit Rosado, Museu Histórico Lauro da Escóssia e finalizando o passeio no Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira.

“O programa ‘Viajar na Melhor Idade’ é institucionalizado pela Semasc, uma ação vinculada aos idosos dos nossos equipamentos, que estamos retomando agora. Dessa vez, fazendo um passeio pelos pontos turísticos, pelos patrimônios arquitetônicos e culturais do município de Mossoró. É com muita satisfação que retomamos essa atividade, vinculada à proteção básica, em que temos à frente a gerente Marwyla Lima com ações articuladas com os diretores de cada um dos equipamentos. Durante o ano inteiro teremos uma programação estabelecida para todos os idosos vinculados aos nossos equipamentos, seja do serviço de convivência nos CRASs e também aos dois CCIs e da CNG, que são os equipamentos que trabalham com idosos”, declarou o titular da Semasc, Etevaldo Almeida.
Anália Silvério é diretora do CRAS Bom Pastor, ela ressalta a importância que o programa “Viajar na Melhor Idade” promove aos idosos assistidos pelos equipamentos da Prefeitura de Mossoró.

“Uma alegria muito grande para todos eles, é uma festa que eles adoram e nos agradecem muito. E nós agradecemos ao secretário Etevaldo, que sempre tem nos dado essa assistência e a toda equipe do CRAS que realiza um trabalho com muito amor e dedicação”, enfatizou.
A equipe contou a presença do gerente de Turismo Márcio Takagi, que atuou como guia, contando a história de Mossoró por meio dos pontos turísticos e históricos da cidade.

“Além deles reviverem essa volta ao passado, também conseguimos apresentar para todos uma maneira mais dinâmica da parte mais histórica, mais detalhada. E eles vão conhecendo e muitos vão apresentando os fatos, falando que outras pessoas passaram por esses viventes. Então é um momento muito importante para que eles conheçam de fato os pontos atrativos que a cidade tem”, ressaltou.
É notório a alegria dos idosos em poder mergulhar na história da cidade. O programa “Viajar na Melhor Idade” tem sido a oportunidade que muitos deles têm de cuidar da saúde mental, evitando a tristeza, o desânimo, enquanto se sentem que ainda podem ser produtivos enquanto se divertem.

“Este passeio eu não estou achando bom, eu estou achando maravilhoso. É um passeio que sobe o astral da gente, que traz vida. A Prefeitura está de parabéns em promover um passeio desse para nós coroas. Nós não somos velhas, nós somos coroas experientes da vida”, disse a usuária do CRAS Bom Pastor, Jória Alves.
Manoel Lira e Antônia Lira são casados e curtem o programa “Viajar na Melhor Idade” juntos.

“É muito bom, a pessoa se diverte bastante, ela não pode reclamar que a gente não passeia, porque temos sempre alguma programação de domingo a domingo”, pontuou Manoel Lira.
“É muito importante e maravilhoso esses passeios. Eu tinha muita vontade e agora tive a oportunidade de participar, agradeço muito a Deus, primeiramente, e a Prefeitura. É muito bom e gratificante, porque ele hoje é aposentado e eu não sou. Ele hoje tem tempo de passear comigo e é muito maravilhoso. Recomendo aos idosos que estão em casa, tristes pensando no futuro, que participem desses momentos que é maravilhoso”, concluiu Antônia Lira.