segunda-feira - 14/02/2022

SEMASC expande descentralização do Cadastro Único em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

Como uma forma de facilitar o atendimento à população pela procura dos serviços nas unidades do Cadastro Único em Mossoró, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) expandiu o atendimento para três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Desde a manhã desta segunda-feira (14), o CRAS do Abolição IV passou a ser um dos pontos de atendimento do Cadastro Único na cidade. Na quarta-feira (16), será a vez do CRAS Alto de São Manoel e do Redenção também iniciarem os atendimentos.

“O Cadastro Único a partir de hoje começa um novo processo de descentralização. Vamos ter atendimentos fixos em mais três unidades. Começamos hoje no CRAS do Abolição IV. Às quartas-feiras o atendimento ocorrerá no CRAS do Redenção e também nesta quarta-feira os atendimentos vão começar na unidade do Alto de São Manoel”, explicou a assistente social Marwyla Lima.

Conforme cronograma da SEMASC, os atendimentos no CRAS do Abolição IV serão às segundas e terças-feiras nos dois períodos (manhã e tarde) e quintas e sextas somente no período matutino. No CRAS do Alto de São Manoel, será de segunda a sexta-feira.

“Essa medida é de grande importância para a população. Essa unidade aqui com certeza vai beneficiar tanto o CRAS como a população dos bairros próximos, que nos agradece bastante devido a evitar esse deslocamento para as outras unidades do Cadastro Único como, por exemplo, no Centro Administrativo e no Centro”, destacou o coordenador do Cadastro Único no CRAS Abolição IV, Olímpio Ulisses.

A descentralização dos serviços do Cadastro Único vai facilitar o deslocamento das pessoas que necessitam de fazer ou atualizar o Cadastro Único no órgão e residem distantes das unidades já existentes.

“A vinda do Cadastro Único aqui para o CRAS vai facilitar e muito, principalmente para mães que não têm transporte para ir à sede do Cadastro Único. Agora vai facilitar e muito e não vamos mais se deslocar ao Centro Administrativo”, disse a moradora do bairro Santa Delmira, Charliane Garcia, que aproveitou a novidade e foi atualizar o cadastro.

Quem também esteve na manhã desta segunda-feira na nova unidade do Cadastro Único foi Antônio Diran da Silva. Ele foi fazer pela primeira vez o cadastro. “Vai facilitar para a gente a vinda do Cadastro Único. Vai melhorar muito agora para a gente não se deslocar ao Centro Administrativo. É muito importante a gente ter agora a unidade aqui.

As novas unidades do Cadastro Único ofertarão todos os serviços. “Os serviços aqui prestados são iguais aos lá da sede e do Centro. Aqui nós vamos fazer o cadastro novo, atualizar, tirar dúvidas, olhar benefícios. Então, todos os serviços oferecidos pelo Cadastro Único do Centro e da sede também serão oferecidos aqui”, finalizou Ulisses.

Mossoró passa a contar a partir de agora com seis unidades do Cadastro Único com a inclusão desses novos locais. Além dos novos pontos nos CRASs do Abolição IV, Redenção e Alto de São Manoel, o Cadastro Único já funciona no Centro Administrativo, no Centro e no CRAS do Barrocas.