sexta-feira - 08/07/2022

Semasc e MP discutem fortalecimento de políticas públicas para idosos em Mossoró

Por: Solange Santos

Na manhã desta sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) esteve em reunião com a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) para dialogarem a respeito de capacitação de uma Rede de Proteção em busca de mais melhorias no atendimento aos idosos do município.

Titular da pasta da Semasc, Evanice Fernandes explica que o diálogo com a Renadi tem como objetivo mostrar a necessidade da realização de uma capacitação englobando várias instituições responsáveis pelo bem-estar e cuidados com os idosos.

“Muito importante essa capacitação que irá acontecer. Vamos estar somando esforços junto à Rede, direcionando melhor o papel de cada um. Hoje nosso encontro aqui é um diálogo, o qual todas as instituições que compõem essa Rede foram convidadas para que cada uma comece a articular o que pode ser feito e posteriormente participem da capacitação”, disse.

Hoje o município conta 14 grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. São eles: 12 Centros de Referência de Assistência Social (CRASs); um Centro de Convivência do Idoso (CCI) e uma Casa da Nossa Gente (CNG), com a participação de cerca de 564 idosos por mês.

“A Semasc vê com grande relevância esse processo de construção do Renadi. Mossoró foi o município do Rio Grande do Norte a intermediar a construção dessa Rede, o que para nós é muito gratificante. É muito positivo estar recebendo a orientação do Ministério Público e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, junto a outras instituições que compõem a Rede”, explicou Laura Pllyanna, integrante do Conselho Municipal do Idoso.

Guglielmo Castro, promotor de Defesa do Idoso do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Comarca de Mossoró, declara que o diálogo visa uma melhor articulação dos órgãos que fazem parte da Rede de Proteção à Pessoa Idosa.

“O objetivo é discutir uma melhor articulação desses órgãos, com aproximação entre eles visando uma maior efetividade nas ações em defesa dos direitos da pessoa idosa, principalmente daquelas que estão inseridas em situação de risco e violação de direitos. São casos complexos em que os órgãos precisam se unir para saber os fluxos, os canais de encaminhamento para que a efetivação das ações possa ter um maior êxito”, declarou.