terça-feira - 08/02/2022

SEMASC distribui diariamente 300 fichas para fazer ou atualizar o Cadastro Único

Por: Edinaldo Moreno

Diariamente, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) distribui em torno de 300 fichas nas três unidades do Cadastro Único de Mossoró para pessoas que desejam fazer ou apenas atualizar o cadastro. A medida é um instrumento de inclusão por meio do qual a população tem acesso aos programas e benefícios socioassistenciais, dos quais o Auxílio Brasil tem sido o mais procurado.

Com o fim do Auxílio Emergencial em dezembro do ano passado, a procura pela inscrição nas unidades de Cadastro Único se elevou exponencialmente em todas as cidades brasileiras aonde são vistas filas de espera. Na semana passada, foram realizados 1.300 atendimentos nas três unidades de Cadastro Único.

“Em Mossoró, algumas estratégias foram utilizadas de forma a minimizar os transtornos gerados pela alta procura em meio a terceira onda de Covid-19, que tem cada vez mais infectado parte considerável da população, inclusive servidores municipais”, destacou a assistente social Marwyla Lima.

Ela explica que pela manhã, a partir das 7h, as fichas são distribuídas e quem não consegue ser atendido já realiza o agendamento de atendimento para o horário da tarde, de forma que todos são atendidos no dia de sua procura pela unidade.

“Importante destacar que para consultar o benefício, impressão de folha resumo, consulta do cadastro e orientações a demanda é totalmente livre, não necessitando pegar fichas”, salienta.

A assistente social enfatiza ainda que uma vez por semana é realizado nas salas de espera das unidades palestras informativas acerca dos benefícios socioassistenciais, momento em que o público que está à espera de atendimento aproveita para tirar dúvidas sobre os benefícios.

“Destacamos que todas as pessoas que procuram o atendimento esperam sentadas num ambiente amplo e confortável e a chamada por ficha puxada pelo sistema garante impessoalidade no atendimento. As pessoas também recebem informações enquanto aguardam a sua vez sentadas”, lembra.