Semasc destaca ações realizadas este ano por meio da Proteção Social Básica

Confira diversas ações realizadas na Semasc, este ano, através da Proteção Social Básica.

Por: Solange Santos

Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

A Proteção Social Básica, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), todo ano tem buscado avanços na oferta dos serviços socioassistenciais objetivando prevenir vulnerabilidades no território e possibilitar que as seguranças socioassistenciais do Sistema Único e Assistência Social (SUAS) cheguem a quem realmente precisa.

“Todos os anos, planejamos e realinhamos, com os técnicos e diretores de nossas unidades, as atividades que serão ofertadas em todos os meses do ano, pensando na qualidade da oferta dos serviços ofertados por meio dos CRASs”, disse Marwyla Lima, gerente da Proteção Social Básica.

Na Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) é possível destacar sobre os avanços deste ano, considerando:

1. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Este ano, o SCFV avançou no quesito “planejamento” e toda a rede passou a ter um “guia” para as atividades realizadas nos grupos. Como resultado da Oficina de Planejamento do SCFV deste ano, foi elaborado uma apostila chamada “Planejamento Estruturante do SCFV”, com 214 páginas, cujo objetivo foi alinhar as atividades ofertadas semanalmente a cada grupo etário em todas as unidades de CRAS, de forma que o educador social, profissional que executa o serviço, possa ter um norte de sua prática e adequar a metodologia proposta na apostila a realidade da sua unidade.

O “Festival da Melhor Idade 2025” também teve sua oferta aperfeiçoada com a contratação da Cia Pão Doce de Teatro, por meio do qual foram disponibilizados coreógrafos para todas as unidades cujos idosos participaram na modalidade “brincantes”. Além da garantia de toda a indumentária e adereço dos idosos, também foi montado um belíssimo cenário na Arena Professora Deodete Dias que manteve relação com as danças apresentadas, possibilitando um espetáculo mais profissional ao público e aos idosos. Neste ano, 205 idosos participaram na categoria “quadrilheiros” e nove unidades socioassistenciais se apresentaram no Festival. Ao todo, foram levados 650 idosos que frequentam o SCFV para prestigiar o espetáculo aguardado por eles o ano todo.

Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), idosos assistidos pela Semasc têm participado do projeto de extensão intitulado “UERN 60+” que acontece no espaço da própria universidade, momento em que os idosos terão aula de temáticas voltadas para o bem-estar e qualidade de vida na terceira idade. Até o momento, 121 idosos das unidades socioassistenciais já concluíram o curso e se formaram.

Outro programa inovador esse ano foi o chamado “Programa Viver: Envelhecimento ativo e saudável”. Este programa parte de uma iniciativa do Ministério da Mulher que lançou edital para classificar entes públicos para doação de bens móveis e está funcionando no CRAS Barrocas. Para executá-lo, a Semasc recebeu oito computadores, uma TV e uma impressora. Os idosos participam de um curso de inclusão digital básica pelo período de um mês, sendo duas vezes na semana. Duas turmas já participaram do programa e o objetivo é que ele chegue a todos os idosos do SCFV.

2. Programa Criança Feliz

Este ano, o município de Mossoró assinou o termo de cooperação técnica n.º 24/2025 com o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome visando a participação do município no processo de pesquisa de avaliação de impacto/ensaio randomizado voltado ao aprimoramento metodológico das visitas domiciliares do Programa Criança Feliz que se tornará o Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para gestantes e crianças de 0 a 6 anos. A pesquisa está sendo realizada pelo Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de São Paulo (CEDI-USP) em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Mossoró é o único município do Rio Grande do Norte que está participando da pesquisa que vai possibilitar reordenar a Primeira Infância no SUAS.

3. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

Este ano houve a convocação de novos servidores para a assistência social advindos do concurso público realizado em janeiro de 2024 que convocou assistentes sociais, psicólogos e técnicos de nível superior para reforçar as equipes que atuam realizando acompanhamento às famílias e indivíduos em situação de desproteção socioeconômicas e relacionais.

Anterior Próximo