sábado - 25/09/2021

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é encerrada com caminhada inclusiva

Por: Edinaldo Moreno

A caminhada inclusiva realizada na tarde desta sexta-feira (24) entre a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) e a Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax, encerrou a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A ação fez parte da programação alusiva ao Setembro Verde, mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A atividade contou com segmentos de luta da Pessoa com Deficiência, ativistas, famílias, além de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ).

As ações realizadas durante toda a semana (de 20 a 24 de setembro) estiveram de acordo com o que prevê a Lei 3.889/2021, sancionadas pelo prefeito Allyson Bezerra no último dia 17 de setembro. A programação da Semana contemplou diversas apresentações culturais, palestra sobre acessibilidade e mobilidade reduzida e caminhada da inclusão ocorrida nesta sexta.

A caminhada levou reflexão a cerca da importância da inclusão, acessibilidade e respeito à Pessoa com Deficiência pela efetivação dos direitos. A titular da SMDSJ, Janaína Holanda, fez balanço positivo da semana totalmente voltada para a pessoa com deficiência.

“Tivemos uma semana intensa de programação. Foram levantados muitos temas importantes à garantia de direitos de pessoas com deficiência. Espero que as temáticas abordadas sejam colocadas em prática no nosso cotidiano para que a gente possa proporcionar cada vez mais inclusão em todos os espaços, seja na escola, no trabalho, em casa e na convivência em sociedade”, destacou.

“Foi uma semana de programação riquíssima, propositiva e reflexiva, para que possamos romper com as barreiras sociais, atitudinais, arquitetônicas que implicam na promoção da inclusão da Pessoa com Deficiência. Durante toda a semana percebemos um envolvimento dos cidadãos mossoroenses que participaram conosco, fortalecendo a luta pela inclusão. Isto é de suma importância, pois a inclusão é responsabilidade de todos e todas”, abordou a presidente do CMDPD, Dávida Oliveira.

Ela salienta que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência desenvolve anualmente ações, atividades, discussões, encontros, caminhadas, dentre outras atividades com o intuito de promover a efetivação dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Município de Mossoró em prol de sua inclusão e acessibilidade.