terça-feira - 02/04/2024

Segunda etapa do PAA distribui mais de 6 toneladas de produtos da agricultura familiar para equipamentos sociais

Por: Edinaldo Moreno

A segunda etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está sendo realizada nesta terça-feira (2) e distribuirá mais de 6 toneladas de produtos da agricultura familiar. Nesta etapa, estão sendo beneficiadas 35 famílias. Elas irão fornecer diversos itens, como banana, macaxeira, mamão, melão, polpa de frutas, mel de abelha, hortaliças. Estima-se beneficiar 2.007 famílias através das entidades cadastradas no município.

Esta etapa está distribuindo 6.327 quilos. A primeira etapa do programa, realizada na semana passada, distribuiu 3.900 quilos (3,9 toneladas). A terceira e última etapa ocorrerá na próxima terça-feira (9) e distribuirá aproximadamente 6.400 quilos (6,4 toneladas), totalizando mais de 15 toneladas de produtos oriundos da agricultura familiar.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como finalidades básicas promover o acesso à informação, incentivar a agricultura familiar e atender prioritariamente as pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

“Hoje estamos recebendo mais uma atividade de recebimento e doação simultânea dos produtos do PAA. Nesta etapa do programa está sendo investido mais de R$ 100 mil. Estamos beneficiando 35 famílias de agricultores e cerca de duas mil famílias estão sendo beneficiadas através das entidades socioassistenciais cadastradas”, explicou Alexandre Dantas, analista de extensão rural do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN).

O programa é executado, em parceria, por estados, municípios e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Na modalidade “Compra com Doação Simultânea”, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN) é responsável pela operacionalização do programa no Rio Grande do Norte.

No município de Mossoró, o programa é executado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural - SEADRU, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SEMASC, com o Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura e com os(as) agricultores(as) familiares.

“Esse programa é ótimo, ele beneficia os agricultores a uma renda extra. É uma forma de valorizar o preço da gente”, destacou o agricultor Marcos William, do Sítio Pau Branco, que comercializou no 'Compra Direta' melancia e melão. “É importante para a gente (agricultor familiar) participar do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, resumiu o agricultor Antônio Sueldo, do Assentamento Jurema, produtor de mel.

A assistente social Marwyla, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), esteve na Central de Recebimento e Distribuição, que funciona no CRAS Barrocas. Ela ressaltou a importância da distribuição dos alimentos aos equipamentos sociais.

“Os grupos de convivência, mais uma vez, serão contemplados na alimentação com essas frutas, verduras, legumes e até proteínas que chegarão a todas as unidades socioassistenciais. É uma complementação alimentar que ofertamos aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, especificamente à comunidade Warao. Este é o único grupo prioritário a receber os alimentos para poder, a partir de sua cultura, fazer sua própria alimentação”.