quarta-feira - 11/09/2019

Segmento Maçônico abre cortejo cultural junto com a Prefeita Rosalba Ciarlini

O segmento maçônico participou ativamente do movimento abolicionista em Mossoró, quando em 1833, os maçons da Loja 24 de Junho começaram a amadurecer em suas reuniões, a ideia de libertar seus escravos e os de seus amigos, cinco anos antes da promulgação da Lei Áurea, nascendo assim a Associação Libertadora Mossoroense. Em reconhecimento a importância desse feito, representantes das 13 lojas maçônicas de Mossoró abrirão o Cortejo da Liberdade junto com a Prefeita Rosalba Ciarlini.

Este ano, o tradicional Desfile de 30 de Setembro trará algumas mudanças em sua ordem de passagem pela Avenida Rio Branco. Diferente das edições anteriores, o cortejo cultural antecederá o desfile militar. o cortejo será aberto e fechado com manifestações culturais, já que depois da apresentação das viaturas, o desfile será encerrado com a passagem do Trio Elétrico comandado pela Banda Araketu.

O venerável mestre da Loja Maçônica 24 de Junho, Genésio de Sousa Filgueira Neto, explica que além dos maçons, participarão do Cortejo da Liberdade, as Samaritanas, as Filhas de Jó e os Demolays.

“A Loja 24 de Junho, participará de todos os festejos da Liberdade. As Filhas de Jó, os Demolays e alguns Maçons, farão parte do Auto da Liberdade, no dia 30 de setembro, antes do Cortejo, será realizada a Sessão Magna Branca, às 15h, em celebração aos 136 anos da Abolição dos Escravos, e a presença no Cortejo da Liberdade”, comenta.

A Prefeita Rosalba Ciarlini ministrará a palestra na Sessão Magna Branca sobre a mulher no contexto da liberdade. A sessão comemorativa será aberta ao público. Na tarde de terça-feira, 10, a Prefeita recebeu no Salão dos Grandes Atos no Palácio da Resistência, representantes da Loja Maçônica 24 de Junho e da Loja Maçônica Jerônimo Rosado.