quinta-feira - 19/01/2017

Secretário reúne guarda civil em busca de diálogo para fim da greve

O secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Eliéser Girão, mobilizou a guarda municipal para mais uma reunião, com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações e levar os argumentos da gestão, a fim de buscar entendimento para fim da greve.

Esse é o terceiro encontro entre o titular da pasta de segurança e a categoria. Desde o primeiro momento, o secretário Eliéser Girão tem buscado o diálogo, ouvindo sobre as dificuldades e apresentando as providências que serão adotadas para tentar sanar os problemas, que vão de salários atrasados a questões estruturais. A reunião contou também com a presença do consultor geral , Anselmo Carvalho, da procuradora geral, Karina Ferreira, do novo comandante da Guarda Civil, Ricardo Godinho e do procurador do Município, Edmar Vieira.

Sobre a nomeação de José Ricardo Godinho para o cargo de comandante da Guarda Municipal, o secretário esclareceu que a Lei Federal estabelece normas gerais, mas não há previsão Constitucional que possa afetar a autonomia dos municípios. Eliéser Girão informou que está em fase de elaboração a reforma administrativa pretendida pela atual administração. “A intenção da nossa gestão é criar os cargos de inspetor chefe e subinspetor da Guarda Civil Municipal. Esses cargos serão providos por servidores de carreira”, explica.

O secretário ratificou que a prefeitura vai pagar os salários do funcionalismo em dia neste mês de janeiro. Com relação aos valores em atraso, as equipes devem anunciar em breve a programação de pagamento. “Estamos apresentando todos os argumentos e o que é possível, dentro das condições existentes hoje. Precisamos da Guarda Civil nas ruas, sabemos da importância desse reforço na segurança pública e entendemos que esse retorno deve acontecer o mais rápido possível, para o bem da população de Mossoró”, concluiu Eliéser Girão.