quarta-feira - 16/08/2023

Secretário de Cultura de Mossoró participou de encontro de gestores no estado do Espírito Santo

Por: Sayonara Amorim

Nos dias 14 e 15 deste mês, o secretário municipal de Cultura, Igor Belleza Ferradaes, participou do encontro de gestores que aconteceu no estado do Espírito Santo. O evento aconteceu no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus de Goiabeiras.

Foram mais de 1.000 inscritos de todos os estados brasileiros e participação de 70 entidades. Essa foi a primeira vez após a pandemia da Covid-19 que gestoras e gestores municipais, estaduais e federais de cultura, fóruns e entidades representativas se encontraram presencialmente para fortalecer a articulação de pautas do setor cultural.

Desde a implementação da Lei Aldir Blanc, em 2020, o Brasil vive uma nova fase da gestão pública da cultura a partir do pacto federativo, impulsionada pelas conquistas da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional de Fomento Cultural Aldir Blanc (LAB2), bem como a retomada do Ministério da Cultura (MinC). A estimativa é que a Lei Paulo Gustavo distribua somente neste ano R$ 3,8 bilhões, e a LAB2 R$ 15 bilhões nos próximos cinco anos, começando com R$ 3 bilhões neste ano. As novas leis culturais foram as principais pautas do evento encerrado ontem (15).