quinta-feira - 07/07/2022

Secretarias realizam reunião para articular ações sobre Programa Auxílio Brasil

Por: Edinaldo Moreno

Representantes das secretarias da Assistência Social e Cidadania (SEMASC), da Saúde (SMS) e da Educação (SME) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (7) para articular a rede intersetorial sobre o Programa Auxílio Brasil (PAB). Este é o terceiro encontro.

A assistente social Marwyla Lima destacou a importância do encontro para o alinhamento de ações entre as pastas. “Nós estamos tendo a volta das requisições nesse ano e nada melhor do que fazermos esse acompanhamento de perto para pensarmos juntos estratégias para melhor operacionalizar o programa no município de Mossoró.

Coordenador de agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Nazareno Júnior explicou que o Município carrega preocupação de fazer com que o programa federal chegue, principalmente, às famílias mais carentes. Ele detalha o papel da pasta municipal neste processo.

“A Saúde tem a responsabilidade de fazer a captação dessas famílias. Os agentes de saúde, que são os olhos da Atenção Básica, visitam as residências, conhecem a cidade e apontam as famílias que podem ser incluídas nesse Auxilio Brasil”.

A gerente executiva das Políticas Públicas da Saúde, Lindinete Saturno, informou que os agentes de saúde estão perdendo o acompanhamento pela constante atualização dos sistemas. “Precisamos organizar esse preenchimento do cadastro. Hoje os agentes usam o E-SUS, sendo que esse acesso acaba não permitindo a migração dos dados para a base do programa. Os dados devem ser inseridos no E-gestor, para aonde vão todas as informações do programa”.