segunda-feira - 08/03/2021

Secretarias realizam homenagens para servidoras no Dia Internacional da Mulher

Por: DIRETI

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, as Secretarias de Desenvolvimento Social e Juventude, da Saúde e da Educação, promoveram uma recepção para as servidoras no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, no bairro Aeroporto. Elas eram recebidas ao som da cantora Nataly Vox e Carlos Júnior.

Essas três pastas contam com percentual alto de mulheres nos mais diversos cargos. Mensagens das representantes destas secretarias foram veiculadas na recepção do local enaltecendo o papel da mulher na sociedade. Todas destacaram que as mulheres estão inseridas em todas as áreas da espera municipal.

O Dia Internacional da Mulher é uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. O primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908. Registros históricos apontam que mais de 1.500 mulheres se uniram naquele momento em prol da igualdade política e econômica no país.

Representando todas as servidoras que trabalham nas secretarias, Juliana Dantas, gerente da Proteção Especial, disse que cada vez mais as mulheres estão galgando espaço na sociedade, embora com muitos desafios e sabendo das marcas que colocam as mulheres em locais de invisibilidade. “Quando a gente fala da mulher no espaço da gestão é falar de conquista, de direitos nas condições de gênero que nós avançamos na nossa sociabilidade”, disse ela.

Hubeônia Alencar, secretária da Educação, distribui brindes para servidoras da pasta. Foto: Walmir Alves/PMM

Morgana Dantas, secretária da Saúde do município, ressaltou o grande número de mulheres na área da saúde e lembrou também das características marcantes da mulher e que ela pode fazer o que quiser e ser o que quiser.

“Temos hoje nos cargos da Secretaria de Saúde mais de 80% ocupados por mulheres. A mulher é forte, resignada, resiliente e por si só ela já trava uma guerra desde que nasce. A luta de igualdade. Eu acho que a mulher pode fazer todo que ela quiser, ela pode estar onde ela quiser, ela pode se vestir como ela quiser, pode ser dona de casa, pode ser profissional, pode ser engenharia, pode ser pedreira, pode ser da forma que quiser. Então, parabéns a todas as mulheres e um abraço a todas”.

Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, Janaína Holanda, destacou a representatividade da mulher e parabenizou a todas por o importante dia comemorado nesta segunda-feira.

“A Secretaria de Desenvolvimento Social é formada eminentemente por mulheres. A representatividade é muito importante e isso mostra que nós podemos estar onde nós quisermos. Podemos ocupar a posição que nós quisermos e gostaria de parabenizar todas as mulheres e nesse momento de pandemia mostrar que o Dia Internacional da Mulher é um dia de luta.

Janaína Holanda fez um convite para todas as mulheres de cuidar uma das outras, de suas famílias e seguir as recomendações dos profissionais de saúde e da ciência para que todos possam passar por essa pandemia o mais rápido possível.

Servidoras do Desenvolvimento Social mostram medalhas que ganharam na cerimônia. Foto: Walmir Alves/PMM

Já secretária de Educação, Hubeônia Alencar, lembrou da importância da presença das mulheres em todos os espaços da sociedade, principalmente na área da educação. Ela enfatiza também a grande participação delas na pasta.

“É muito importante a participação da mulher em todos os espaços da sociedade. Na Educação em especial, precisamos destacar o grande papel que nós temos na educação da sociedade de um modo geral. Somos significativamente educadores. Na Secretaria de Educação nosso maior time é realmente formado por mulheres, mas é fundamental que podemos dizer a todas as mulheres que elas são capazes de ocupar todos os espaços, como pessoas, como sujeitos pessoais que somos e podemos ocupar todo e qualquer espaço na sociedade.

Hubeônia Alencar pediu para todos lembrarem desse dia 8 de março.

“Neste dia 8 de março é importante que possamos lembrar o que gerou esse dia. Para muitas pessoas é dia de dar presente, de dar flores para mulheres como um dia comemorativo. Mas se vocês forem buscar na origem é um dia que marca a luta de mulheres por direitos. Nós não podemos esquecer disso. Anos depois, em outro século, ainda precisamos lutar por nossos direitos”.