quarta-feira - 08/06/2022

Secretaria reforça importância da vacina e pede à população que se imunize contra a Covid-19

Por: Edinaldo Moreno

A campanha “Mossoró Vacina”, idealizada pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua imunizando a população mossoroense contra a Covid-19. Conjuntamente, as campanhas de vacinação contra o sarampo e Influenza também estão sendo realizadas no município para os grupos prioritários para ambas.

A secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, reforça a importância da vacinação contra a doença. Ela destaca que a diminuição de casos graves, internações e óbitos reduziram, sobretudo, em virtude da vacinação em massa da população.

“Nós tivemos uma redução significativa no número de casos positivos na cidade de Mossoró agora no mês de maio, isso tudo em virtude da vacinação. A gente precisa que as pessoas procurem os pontos de vacinação para que não possamos cair de novo naquele volume de pessoas precisando de internação contra a Covid-19. Nós contamos com todos os mossoroenses que procurem um ponto de vacinação e possa se imunizar contra a doença”, disse a titular da SMS. Ela enfatiza ainda o grande número de pessoas que ainda não tomaram a primeira dose e estão em atraso com a segunda e terceira.

“Mossoró ainda tem mais de 26 mil pessoas que não tomaram sequer a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Temos ainda mais de 21 mil mossoroenses que não tomaram a segunda dose e quase 60 mil pessoas não tomaram a sua primeira dose de reforço, que é a conhecida terceira dose”, completou.

Morgana Dantas explica que o município também já iniciou a aplicação da 3ª dose em adolescentes e da quarta dose para pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da Saúde, de qualquer idade, que tomaram a primeira dose de reforço há 4 meses.

“Reforçamos também que o município de Mossoró já vem aplicando alguns dias atrás a primeira dose de reforço para os adolescentes de 12 a 17 anos e temos também a liberação da quarta dose para as pessoas de 50 anos mais e trabalhadores da Saúde, que tomaram a primeira dose de reforço quatro meses atrás”.

A secretária de Saúde também ressalta que Mossoró nunca deixou de indicar que a máscara fosse usada, inclusive nos equipamentos de saúde. “Sempre orientamos o uso de máscara para evitar a disseminação do vírus. Destacamos que agora a vacina é o meio mais efetivo contra a Covid-19, que a partir dela conseguimos ter diminuição dos casos graves, internações e óbitos. O Município continua orientando que façam o uso de máscara e tomem a vacina”, finalizou.

SARAMPO E INFLUENZA

O município também realiza paralelamente a imunização dos grupos prioritários das campanhas de vacinação contra a Influenza e Sarampo. Os imunizantes são disponibilizados nos mesmos pontos de vacinação da Covid-19. A primeira fase das referidas campanhas teve início em abril e se estende até o final deste mês.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbanos e de longo curso.

E ainda: trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Já os grupos prioritários para a vacinação contra o sarampo são trabalhadores da saúde e crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade. Na vacinação contra a Covid-19, são pessoas acima de 5 anos. São aplicadas primeira, segunda, terceira e quarta doses na campanha de vacinação contra a Covid-19.