quarta-feira - 15/09/2021

Secretária recebe Conselhos para tratar de pauta dos colegiados

Por: Edinaldo Moreno

A titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), Janaína Holanda, recebeu nesta quarta-feira, 15, representantes do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS); Conselho Municipal do Idoso (CMI); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA); Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e do Conselho Municipal da Mulher (CMM).

A reunião tratou de pauta relacionada ao funcionamento dos Conselhos como, por exemplo, apoio administrativo e técnico da SMDSJ aos Conselhos. “Foi uma reunião muito boa. Eu acho esses momentos extremamente importantes porque é a oportunidade de sentarmos, discutirmos os pleitos coletivos, tirarmos encaminhamentos e também de integrar os Conselhos e a gestão”, falou.

Dávida Oliveira, presidente do CMDPD, informou que sugeriu à secretária do Desenvolvimento Social a criação de um espaço no site da Prefeitura para as atividades da SMDSJ, com abas para os Conselhos para publicizar endereço, divulgação de eventos, atividades e reuniões ordinárias. Foi solicitado ainda contratação de intérpretes de libras e alteração da Lei da Gratuidade do Município 1.400/00.

“Paralelo a isto frisamos acerca da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência que ocorrerá em Mossoró de 20 a 24 de setembro e que é de suma importância o apoio técnico e administrativo para a realização desta semana”, frisou.

Suzaneide Oliveira, presidente do CMAS, destacou ainda que foi discutida uma pauta coletiva e específica a cada Conselho. “Foi discutido a logística de funcionamento dos Conselhos. Ampliação do número de servidores de apoio técnico aos Conselhos em nível administrativo e de funcionamento dos fundos da infância e adolescência, Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e ainda disponibilidade do carro para visitas a entidades às quartas-feiras e outro dia dependendo dos Conselhos. Foi uma reunião muito boa”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude vai organizar a partir de agora reuniões bimestrais com os Conselhos.