terça-feira - 19/07/2022
Secretaria realiza oficina de indicadores sobre tuberculose e hanseníase
Por: Edinaldo Moreno
Direcionada a gestores de Controle da Tuberculose e Hanseníase do município de Mossoró, profissionais de Saúde e representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a NHR Brasil, realizou na manhã desta terça-feira (19) oficina de indicadores destes dois agravos.
Eline Mendonça, consultora do projeto Integra da NHR Brasil, esteve presente ao encontro com os profissionais e explicou que a oficina é um dos componentes da estratégia do Integra. Ele tem a proposta de melhorar os indicadores relacionados às doenças tuberculose e hanseníase.
“Precisamos sensibilizar os profissionais de saúde para que possam sensibilizar a população quanto a existência, a permanência dessas doenças para que possamos ter o diagnóstico precoce e consequentemente conseguir dar suporte a esses pacientes que vierem a ser acometidos por essas doenças”.
A consultora do projeto destacou ainda que o Integra tem a proposta de unir forças entre Vigilância Epidemiológica, Vigilância da Saúde e Atenção Primária de Saúde. Segundo ela, são esses órgãos que ficam na retaguarda acompanhando esses indicadores para dar suporte aos demais serviços de saúde, que estão na ponta.
“É justamente a gente estar fortalecendo nossos serviços de saúde para que possamos dar uma melhor qualidade de assistência a esses pacientes”, concluiu Eline Mendonça.