quarta-feira - 20/10/2021

Secretaria realiza capacitação para cuidadores de instituições de acolhimento

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realiza nesta quinta-feira, 21, capacitação para cuidadores de crianças e adolescentes do Núcleo Integrado de Atendimento à Criança (NIAC) e Acolhimento Institucional para Adolescentes (AIA).

A capacitação será realizada em dois momentos. Pela manhã a ação vai ocorrer das 8h às 11h30 e no período da tarde das 13h às 16h30. O encontro acontecerá no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo.

A atividade tem parceria com a Universidade Católica. Os estudantes do curso de psicologia da instituição vão realizar a capacitação com o objetivo de discutir junto aos cuidadores a importância do acolhimento, o desenvolvimento de crianças e adolescentes que estão institucionalizados, como também pode referenciar os modos de cuidado, de como exercer uma relação mais próxima com os acolhidos.

“A capacitação será realizada no período da manhã e tarde, onde teremos discussão a respeito da saúde mental da criança e do adolescente em atendimento. Teremos discussões da normatividade dos acolhimentos, assim como, discussões a respeito do que leva aquelas crianças ao acolhimento e quais são os caminhos legalmente para que elas possam permanecer no acolhimento ou elas possam sair desse acolhimento”, destacou Géssica Rodrigues, psicóloga que atua no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Bom Jardim.

“Os usuários da Proteção Especial são as pessoas que efetivamente têm seus direitos violados. Os usuários dos acolhimentos são crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos e 11 meses que precisaram ser afastados do convívio familiar em decorrência de alguma violação de direitos. E o objetivo geral do acolhimento é que a equipe trabalhe o retorno dessas crianças e adolescentes ao lar”, explicou a gerente da Proteção Especial, Nayara Costa.