sexta-feira - 29/10/2021

Secretaria de Agricultura realiza assistência técnica de apicultura na Maísa

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) continua as atividades de consultoria técnica na zona rural de Mossoró. Desta vez, um apicultor da Maísa recebeu a assistência técnica da pasta municipal.

Gerente executivo do Desenvolvimento Rural, Raniere Barbosa destacou que o apicultor é bem organizado, inclusive usa e potencializa a atividade da apicultura com consórcio de produção de melão.

“Sabemos que para a produção de melão precisa haver a polinização e a fecundação da flor. Neste processo as abelhas são essenciais desde a pequena até a grande produção do agronegócio. Nós estamos levando para esse produtor a nossa consultoria em parceria com o Sebrae”, disse.

Por conta da estiagem nos últimos anos, Raniere Barbosa enfatizou que a cadeia produtiva estava desorganizada, mas que a consultoria vem para organizar o processo.

“A cadeia da apicultura estava desorganizada no sentido de que passou por um período de seis anos de estiagem, mas que a partir da consultoria nós começamos a organizá-la novamente. A consultoria é fundamental para organizar a cadeia no sentido de produção e dar uma orientação à consultoria no sentido de facilitar o processo de organização da cadeia produtiva”, ressaltou.

O projeto Mossoró Rural, parceria da Prefeitura de Mossoró com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realiza assessoria técnica com apicultores mossoroenses. Atualmente, 15 produtores estão sendo assistidos pelo "Mossoró Rural". Eles são das comunidades Cabelo de Nego, PA Bela Vista, Mulugunzinho, Camurupim, Assentamento Favela e PA Santa Rita.