sexta-feira - 15/10/2021

Secretaria realiza 3ª oficina para estagiários da assistência social

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realizou nesta sexta-feira, 15, mais uma oficina direcionada aos estagiários lotados na pasta municipal. O enfoque foi para os estagiários do Programa Criança Feliz.

Irenice de Fátima explicou que a palestra desta terceira etapa do processo de capacitação com os mais de 30 estagiários atuantes no programa foi para a compreensão do grupo de trabalho do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), no qual estão inclusos.

“Esse é um momento muito oportuno de integrar toda a Secretaria e os estagiários que estão nesse processo de conhecimento e se aprofundar e incumbir da responsabilidade social e o compromisso com os usuários da assistência social garantindo-lhe o direito social”.

“Nós estamos trabalhando para que eles entendam todo o contexto do serviço que estão atuando. Esses estagiários trabalham no Centro de Referência da Assistência Social. Nós temos atualmente seis CRASs que tem o Programa Criança Feliz”, ressaltou Rita de Cássia, gerente Gestão do SUAS. Tem o Programa Criança Feliz os CRASs dos bairros Sumaré, Alto de São Manoel, Belo Horizonte, Santo Antônio, Barrocas e Abolição IV.

Titular da SEMASC, Thiago Marques enfatizou que o serviço público prestado pela Prefeitura de Mossoró é diretamente na base.

“A gente identifica aqui a importância de uma capacitação dessa natureza para os nossos estagiários que atuam no Programa Criança Feliz. A partir dela, que o serviço público chega com excelência a quem realmente precisa. Temos uma equipe preparada que entende os fundamentos teóricos do que está fazendo. Ela consegue proporcionar um serviço muito melhor, um serviço ótimo de excelência que é o que a gente busca em prol da sociedade”, disse Marques que revelou ainda que em breve a Secretaria de Assistência Social e Cidadania fará nova seleção. Atualmente, há 26 estagiários ativos e com o novo processo chegará a 40.

Os estagiários que participaram da terceira etapa da oficina destacaram a importância da capacitação para o trabalho que é desenvolvido pelas equipes do Programa Criança Feliz.

“Aqui nós estamos aprendendo um pouquinho do sistema do SUAS, que é onde está inserido o Programa Criança Feliz. É importante a gente saber todos os direitos das pessoas que nós iremos visitar nas residências. Quando chegamos na casa de alguém e vemos a realidade daquela família a nossa responsabilidade é passar além do desenvolvimento infantil, que é o nosso principal objetivo, e dar toda a assistência social àquela família”, disse Alexia Naftally, que atua na equipe do Programa Criança Feliz do CRAS do Belo Horizonte.

“Como visitador, ele tem papel bem importante na hora da visita, quando a gente vai adentrar às casas das famílias essa capacitação favorece a gente para nos ensinar, auxiliar e nortear como vai ser a nossa primeira chegada. Vai ter aquele primeiro momento que a gente vai chegar e se apresentar às famílias e é nesse momento onde a capacitação nos ajuda”, explicou Cleonice Nunes, do CRAS Abolição IV.