quarta-feira - 31/01/2024

Secretaria promove “Dia de Campo” voltado para carcinicultores em unidade de beneficiamento de camarão

Por: Edinaldo Moreno

Durante toda a manhã desta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu uma ação direcionada aos carcinicultores de Mossoró. O “Dia de Campo” foi realizado na unidade de beneficiamento Camarão Nobre. A iniciativa teve apoio da ECOSAFETY, Empresa Camarão Nobre, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), IAQUA e POLINUTRI.

O evento teve apresentação das Instituições Organizadoras e Objetivos do Dia de Campo pela Seadru, além de palestras com representações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A proposta foi oferecer aos produtores da cadeia produtiva da região uma variedade de palestras e apresentações que abordaram diferentes aspectos da cadeia produtiva de camarão, desde questões técnicas e ambientais até inovações e certificações. O objetivo foi fornecer aos participantes conhecimentos práticos e estratégias para impulsionar o desenvolvimento sustentável da carcinicultura na região de Mossoró.

“A carcinicultura em Mossoró é uma atividade que tem muito impacto na renda. Estamos reunindo os carcinicultores para fazer esse ‘Dia de Campo’ e apresentarmos uma proposta organizando o processo dentro dessa perspectiva ambiental. Realizamos palestras e apresentações sobre diversos temas de interesse dos produtores de camarão”, explicou o gerente de Desenvolvimento Rural da Seadru, Raniere Barbosa.

Gerente de Meio Ambiente da Ecosafety, Clara Câmara destacou a importância da regularização ambiental desses produtores. “É importante esse processo para que eles possam produzir com segurança e também para expansão dos seus negócios. A regularização ambiental cumpre o que está previsto na legislação e desenvolve suas atividades conforme o que diz a lei”.

Daniela Soares representou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no evento. Ela abordou que a maioria dos produtores atendidos na região já conta com licenciamento, mas destacou que eles não contavam com acompanhamento.

“Esse é o nosso primeiro dia de campo realizado com os carcinicultores aqui em Mossoró. É um grande gargalo para os produtores a questão da licença ambiental. A maioria dos produtores que atendemos aqui nessa região já tem licenciamento, mas eles não têm um acompanhamento dessa licença com relação às análises, ou até mesmo na questão da renovação não tem esse acompanhamento. Esse programa está sendo muito importante por isso”.

Representando o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Allany Medeiros destacou o trabalho realizado pelo órgão. “O Serviço de Inspeção Municipal foi convidado a participar do evento para reforçar a importância do SIM junto ao registro de empresas para poder caracterizar como alimento seguro que está sendo produzido pelas empresas com registro. A medida amplia o comércio para quem está terceirizando os seus produtos numa unidade que tem registro do Serviço de Inspeção de Mossoró”.

CARCINICULTORES

A atividade realizada na unidade de beneficiamento contou com um bom número de carcinicultores da região de Mossoró. Os produtores de camarão destacaram a ação promovida pela Secretaria de Agricultura e tiraram dúvidas a respeito de licença ambiental, linhas de crédito, entre outros pontos ligados à cadeia produtiva.

Núbia Silva, carcinicultora há 10 anos, salientou e ressaltou o “Dia de Campo” realizado na zona rural. Para a produtora de camarão do Sítio Ema, a iniciativa é de fundamental importância para os agricultores mossoroenses que trabalham nesta área.

“Esse tipo de evento sendo realizado na zona rural é importante porque, em vez de a gente ir até um órgão, a ação é realizada na zona rural e podemos tirar nossas dúvidas a respeito da carcinicultura. Ele é bem interessante para todos nós. Pretendo tirar aqui dúvidas a respeito da licença ambiental”.

Rosemberg Manoel também destaca que ações como a realizada na unidade de beneficiamento é importante para os carcinicultores. “Esse tipo de evento é importante para a gente tirar dúvidas e também para avançar na cadeia produtiva. Uma de minhas dúvidas hoje era sobre linha de crédito e também como melhorar o meu negócio”, finalizou o produtor de camarão, que está há 15 anos. Ele mora na comunidade Pau D’arco.