quinta-feira - 08/01/2026

Secretaria Municipal de Educação reúne mães e pais de alunos para últimos preparativos da viagem do “Partiu Brasil”

A reunião teve como objetivo repassar para mães, pais e alunos contemplados toda a logística da primeira viagem do programa “Partiu Brasil”, que terá como destino Brasília-DF

Por: Sayonara Amorim

Walmir Alves (Secom\PMM) Walmir Alves (Secom\PMM)

Ansiedade dos alunos e corações apertados de mães e pais. Esses foram os sentimentos expressados na manhã desta quinta-feira (8), durante a reunião para alinhar os últimos detalhes da primeira viagem do programa “Partiu Brasil”. A reunião aconteceu no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a reunião teve como objetivo repassar para mães, pais e alunos toda a logística da primeira viagem do programa “Partiu Brasil”, que terá como destino a capital Brasília-DF, que acontecerá no próximo dia (19).

O “Partiu Brasil” foi criado pela Prefeitura de Mossoró, dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, visando garantir aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de realizar intercâmbio cultural pelo Brasil. “Nós estamos na concretização do 'Partiu Brasil', um programa pioneiro na região Nordeste e nessa primeira etapa nós vamos levar os alunos a Brasília, onde eles terão acesso a toda parte política, histórica e geográfica da cidade. Estamos aqui com mães e pais para acertar todos os detalhes da viagem”, destacou o secretário de Educação, Leonardo Dantas.

Nessa primeira viagem, 20 alunos foram contemplados a partir de uma seleção feita nas unidades de ensino da rede municipal onde boas notas e frequência escolar foram os critérios exigidos. A Prefeitura de Mossoró vai custear toda a viagem dos alunos que serão acompanhados por equipes da Secretaria Municipal de Educação. Os alunos terão tudo pago pelo programa que inclui, passagens, hospedagem, alimentação, traslado, camisas, moletons, malas e capas de malas padronizados.

Para os alunos, mães, pais e professores o programa "Partiu Brasil" representa uma oportunidade muito importante. “Pra mim foi uma emoção ter um programa como esse para viajar, conhecer outras cidades e para ter acesso eu estudei muito, me preparei para tirar boas notas e quando fui contemplada fiquei muito feliz e estou muito ansiosa para a viagem”, declaração é da aluna Ana Alice Marcelino, 12 anos, do 8º ano da Escola Municipal Professor Antônio Fagundes. A mãe de Ana Alice, Francisca Neta Marcelino, disse que está muito feliz e agradecida pela filha estar participando do programa. “Eu estou muito feliz porque quando eu estudava nunca tive uma oportunidade como essa e agora vejo minha filha tendo essa oportunidade,” ressaltou.

O programa "Partiu Brasil" deixou os pais dos alunos muito orgulhosos vendo os filhos sendo premiados pelo bom desempenho na escola. “Eu estou emocionada e agradecida também pela oportunidade. Estou com o coração apertado, mas ao mesmo tempo quero deixar ela voar”, declarou Maria Narcisa Rebouças, mãe de Mariana Niele Rebouças, 13 anos, aluna do 8º ano da Escola Municipal Rotary, contemplada no programa. “Eu estudei bastante e me dediquei muito para tirar notas boas para conseguir passar porque é muito importante para a vida, para a carreira. Eu estou muito ansiosa para essa viagem, não vejo a hora. Tô muito feliz mesmo”, acrescentou Mariana Niele.

As mães e pais destacaram também a importância do programa "Partiu Brasil" para a educação dos filhos. “Eu estou muito orgulhosa, porque como mãe a gente não mede esforços para que nossos filhos tenham boa educação, tenham uma qualidade de vida boa e sabemos que tudo isso só é possível através da educação e ter um programa como esse na rede municipal é de suma importância para esses jovens. O meu filho está tendo a oportunidade de conhecer outra cidade em outro estado através do programa e do esforço dele e e por isso estou muito orgulhosa”, declarou Márcia que é mãe de João Guilherme, 15 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Professor Manoel Assis. “Quando eu fiquei sabendo do programa logo me interessei e me esforcei para participar e quando saiu o resultado eu fiquei muito feliz porque eu vi que meu esforço valeu a pena. Estou com a expectativa muito alta pra conhecer Brasília”, comentou João Guilherme.

A determinação dos alunos fez a diferença no resultado do "Partiu Brasil". Um exemplo disso aconteceu com o aluno Nicolas Ryan Dantas Santos, 13 anos, que cursa o 8º ano da Escola Municipal Professor Antônio Fagundes, que no dia em que o programa foi anunciado em sua escola declarou que ia passar na seleção. “Eu estou muito feliz por saber que estou na lista dos alunos que vão para essa viagem dia 19. Estou muito ansioso e com o coração apertado porque é também a primeira vez que eu viajo de avião”, acrescentou Nicolas. “Eu estou muito feliz porque meu filho sempre foi muito dedicado em relação aos estudos e quanto a viagem eu estou com o coração apertado, porque ele nunca ficou distante de mim, mas é a realização de um sonho e eu desejo que ele seja muito feliz”, completou Sônia.

A Escola Municipal Professor Antônio Fagundes teve o maior número de alunos aprovados na seleção do programa “Partiu Brasil”. Dos 20 contemplados, 12 são alunos da unidade. “Esse foi o resultado de um trabalho que fazemos na escola de incentivo aos alunos e no ano passado dedicamos todos os esforços para que os alunos se destacassem e obtivemos bons resultados”, relatou o diretor da Escola Antônio Fagundes, José Altemar.

Anterior Próximo