quarta-feira - 09/06/2021

Secretaria Municipal de Educação avança na implantação do Programa de Inovação Educação Conectada

Por: DIRETI

O planejamento e a implantação do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) nas escolas da rede municipal de ensino de Mossoró foram abordados durante reunião virtual, nesta quarta-feira (9). A Secretaria Municipal de Educação (SME) se reuniu com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para alinhar as ações do programa, que irá promover acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite, e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Em Mossoró, são 67 escolas municipais e o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) contemplados no projeto-piloto e receberão equipamentos de acesso à internet de banda larga. A formação das equipes técnicas para atuação no processo de implantação do PIEC já foi iniciada. Na reunião desta quarta, o gerente do Programa de Inovação Educação Conectada da RNP, Andrei Amaral, alinhou as ações com a secretária de Educação Hubeônia Alencar e a equipe técnica da SME.

A Secretaria Municipal de Educação participa da jornada de transformação digital que iniciou a primeira fase em 2021. O ponto de partida dessa primeira fase é o Diagnóstico da Rede. Logo em seguida vem a Preparação da Infraestrutura, além da Seleção e Aquisição de Recursos Digitais. Todas as fases contam com a abordagem de conceitos e práticas, dispondo de webinários de assessoria técnica. O programa é uma parceria do Ministério da Educação com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) e RNP.

“A parceria com a RNP e o CIEB é fundamental para a transformação na nossa rede municipal de ensino, tanto do ponto de vista sistêmico, pelo acompanhamento da disponibilização dos serviços de internet veloz e com qualidade nas escolas, quanto dos efeitos que o uso eficaz das novas tecnologias para a educação das nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Educação Hubeônia Alencar.

O programa está sendo implantado em seis redes municipais e integrantes de quatro redes estaduais de ensino básico, e se estenderá pelos próximos dois anos. As cidades e estados envolvidos são: Mossoró e Caicó (RN), Juazeiro (BA), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O objetivo é alinhar a tecnologia nas atividades pedagógicas para o melhoramento da educação dos municípios e estados participantes.

“No cenário atual, a clientela das escolas é formada por crianças e adolescentes que já nasceram na era digital e que certamente já têm facilidade no uso de recursos digitais. No entanto, ou por isso mesmo, é fundamental que nós educadores nos preocupemos não só com o acesso a esses recursos, mas principalmente com o seu uso consciente e eficaz, de forma crítica e reflexiva. É importante educar nossas crianças e adolescente para que não se tornem simplesmente consumidores passivos das novas tecnologias, mas que que compreendam as implicações da tecnologia nas suas vidas na perspectiva individual e coletiva. A pandemia se tornou na prática um exemplo disso: as novas tecnologias nunca foram tão utilizadas na educação e jamais seremos como antes. Sermos pioneiros nesse projeto piloto é, de fato, algo muito marcante, histórico e que trará resultados significativos para a educação de Mossoró”, explicou a secretária de Educação.