terça-feira - 04/01/2022
Secretaria monta força-tarefa e utiliza tecnologia para minimizar impactos causados pelas chuvas
Por: Wesley Duarte
Visando reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas que atingem o município, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) montou uma força-tarefa para auxiliar às equipes da Defesa Civil. A operação envolve a Guarda Civil Municipal, agentes de Trânsito e Waze (aplicativo baseado na navegação por GPS), que vão auxiliar na intervenção de ruas, caso seja necessário.
Com a antecipação do período chuvoso, o monitoramento do cenário meteorológico é acompanhado todos os dias pelas equipes da Defesa Civil. A região ribeirinha da cidade recebe atenção especial de profissionais diariamente.
A novidade é a utilização do sistema de georreferenciamento e videomonitoramento, tecnologias que passaram a ser utilizadas pela Defesa Civil Municipal. Com o uso das ferramentas, as equipes vão trabalhar em conjunto com o trânsito municipal, acompanhando em tempo real os pontos de bloqueios de vias em caso de grande acúmulo de água.
O sistema que funciona em conjunto com Waze possibilita a concentração de informações, alertando os condutores sobre as intervenções. O aplicativo gera automaticamente rotas alternativas, evitando transtornos. Além disso, caso seja necessário, os agentes de trânsito e a Guarda Municipal montarão pontos de apoio para organização do fluxo de veículos.
A população pode acionar o Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), através dos números 153 (Guarda Municipal), 156 (Trânsito) e 199 (Defesa Civil). A central de atendimento funciona todos os dias da semana. A ligação é gratuita.