quinta-feira - 27/11/2025
Secretaria finaliza mutirões na zona rural para declaração de rebanho
Por: Edinaldo Moreno
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) realizou neste mês de novembro o mutirão para declaração do rebanho de produtores na zona rural de Mossoró. A equipe responsável pela ação visitou diversas comunidades realizando esse trabalho de atualização.
A campanha de Declaração Anual de Rebanho iniciou no último dia 1º de novembro e prosseguirá até o próximo domingo (30). O documento é uma atualização obrigatória que deve ser realizada por todos os produtores que tem bovinos, caprinos, equinos, muares, aves, peixes, bubalinos, suínos e ovinos. O mutirão de rebanho passou por aproximadamente 30 comunidades rurais das quatro regiões do município.
“Hoje finalizamos esse mutirão de atualização de declaração de animais feito pelo Idiarn. É uma etapa obrigatória e aqueles produtores que não conseguiram fazer a atualização ficam impedidos de movimentar seus animais, impedido de realizar a Guia de Trânsito Animal, bem como a comercialização desses animais.”, explicou Aparecida Fernandes, coordenadora de Pecuária da Secretaria de Agricultura.
.jpeg)
As agricultoras Maria José da Conceição e Ivonete Barbosa, da Agrovila Nova União, no polo Maísa, aproveitaram o mutirão para atualizar o rebanho de animais que elas criam. “Acho muito importante a vinda de vocês aqui porque tudo depende de transporte para a gente ir até a cidade. Aqui estou conseguindo declarar os animais que eu crio em minha casa”, frisou Maria José. “É ótimo a gente ter essa ação sendo realizada aqui na nossa comunidade e com isso evita que nos desloquemos até a cidade para declarar a atualização de rebanho”, falou Ivonete.
A declaração conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Ela pode ser feita na Secretaria de Agricultura de Mossoró e nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) e no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN). “O produtor que não conseguiu ainda participar dos mutirões devem procurar o Idiarn para poderem regularizar seu rebanho”, finaliza Aparecida Fernandes.
.jpeg)