terça-feira - 20/07/2021

Secretaria entrega 12 mil unidades de palma de forrageira na zona rural de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) distribuiu 12 mil unidades de raquetes com seguidas em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

De acordo com o gerente executivo da pasta municipal, Raniere Barbosa, 27 produtores de seis comunidades rurais de Mossoró receberam as raquetes clatoides, que são a folha da palma forrageira. Receberam a palma da forrageira nove agricultores do Mulunguzinho, seis do Assentamento Favela, cinco do Hipólito, quatro do Independência, dois do Assentamento Ingá e um no Jucuri.

“Tivemos um sucesso de distribuir 100% das palmas adquiridas em parceria com a Emparn e Emater. Foram distribuídas 12 mil unidades de raquetes. Conseguimos mobilizar as comunidades para que os interessados receberem o material. A secretaria faz muito essa parceria para que aquele agricultor beneficiado pela ação da secretaria ele possa ser um multiplicador”, disse o gerente executivo.

Raniere Barbosa ressalta que a produção de palma forrageira vai favorecer a produção de alimentos para o rebanho bovino, caprino e também para suínos. “É uma fonte alternativa e o mais importante é a convivência com o semi-árido. A palma é um cacto e ele sobrevive a estiagem. É preciso somente pouca água para que a palma possa produzir a sua fenologia para que possa alimentar os rebanhos na época de escassez”.