segunda-feira - 02/08/2021

Secretaria divulga ações realizadas no mês de julho com venezuelanos

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) divulgou as ações realizadas durante o mês de julho com os imigrantes venezuelanos que residem atualmente no município de Mossoró.

No início do mês houve o lançamento da Feira do Imigrante Mossoró. O último mês contou com três edições do evento (11, 18 e 25). Os venezuelanos expõem seus produtos. A primeira edição aconteceu na Praça do Pax e as outras duas ao lado do Museu Lauro da Escóssia.

A pasta municipal também ofertou 1.238 quilos de alimentos (proteínas, cereais, frutas e verdura), 1.794 unidades de produtos de higiene pessoal (desodorante, creme dental, escova...).

Através do Geração de Oportunidades, venezuelanos foram matriculados nos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Os cursos são de corte masculino e designer de sobrancelhas.

Na última sexta-feira, os indígenas da etnia Warao receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Dos 15 aptos a tomarem a segunda dose, 7 deles encerraram o ciclo vacinal. A ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude contou com parceria da Secretaria de Saúde do município e o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN).

Atualmente os indígenas residem no Lar da Criança Pobre de Mossoró, localizado no bairro Barrocas. São 108 venezuelanos vivendo nesta cidade, sendo 64 da etnia Warao.