terça-feira - 20/02/2024
Secretaria distribuirá Mapa de Solos no lançamento do Programa Semear 2024
Por: Edinaldo Moreno
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), estabeleceu convênio com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e elaboraram documentos que vão auxiliar os agricultores em relação ao uso e ocupação dos solos. O documento será entregue aos agricultores durante o lançamento do Programa Semear nesta quarta-feira (21), a partir das 9 horas, no Parque de Exposições Armando Buá.
A caracterização dos solos faz parte do programa “Mossoró Rural”. A medida garante assistência técnica para o produtor rural mossoroense através da Lei Municipal n.° 4.101, de 23 de dezembro de 2023. A pesquisa científica realizou análises químicas e físicas em 69 pontos distribuídos em todos os polos da zona rural de Mossoró.
Foram elaborados mapas que ilustram a classificação destes solos e a distribuição dos atributos químicos (Fósforo, Cálcio, Potássio e Ph) e físicos (Teor de Argila). O objetivo do estudo foi ter uma melhor compreensão da aptidão agrícola da região e definir as culturas e variedades mais indicadas para as diversas regiões e comunidades mossoroenses.
“O Mapa de Solos é uma ferramenta essencial para o agricultor. A partir dele, qualquer agricultor de Mossoró terá agora a certeza da aptidão de seu solo, ou seja, conforme o tipo de solo ele pode escolher aquela cultura que consiga ter maior eficiência e mais produtividade na sua lavoura”, explicou o titular da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.
O estudo destaca que os solos apresentam boa fertilidade natural, mas com variações em suas características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas dada a natureza do material de origem e as condições edafoclimáticas da região.
“Sabe-se que ocorre na região de Mossoró desde a presença de solos profundos com textura média, pobres quimicamente e com reação ácida, como Latossolos e Argissolos, até solos que são mais rasos, com textura mais argilosa, de elevada fertilidade natural, originados a partir do Calcário Jandaíra, como Cambissolos e Vertissolos”, diz trecho do Mapa de Solos.
O município de Mossoró está inserido na Mesorregião Oeste do Rio Grande do Norte e pertence a um dos principais polos produtores da fruticultura brasileira (Agropolo Mossoró/Assú) e da agropecuária potiguar. Mossoró possui a maior zona rural do Rio Grande do Norte.
CONFIRA PONTOS ONDE FORAM REALIZADAS ANÁLISES NA ZONA RURAL DE MOSSORÓ
— AGROVILA PAULO FREIRE
— ALAGOINHA
— APAMA
— ARISCO
— BARREIRA VERMELHA
— BARRINHA
— BELA VISTA
— BOA FÉ
— BOM DESTINO
— CABELO DE NEGO
— CAMURUPIM (FAZENDA DA PMM)
— CHAFARIZ
— COQUEIROS
— CORDÃO DE SOMBRA II
— CÓRREGO MOSSORÓ
— CURRAL DE BAIXO
— ESTREITO
— FAZENDA NOVA
— HIPÓLITO
— INDEPENDÊNCIA
— INDEPENDÊNCIA
— JUREMA
— JUREMA SECA
— JUREMA SECA
— LAGOA DO XAVIER
— MACAMBIRA
— MARACANAÚ
— MELANCIAS
— MELANCIAS/SÍTIO DO CARMO
— MONTANA
— MORADA NOVA
— MULUNGUZINHO
— NOVA UNIÃO
— NOVO ESPINHEIRINHO
— OITICICA
— OLGA BENÁRIO
— OLHO D’ÁGUA VELHO
— OZIEL ALVES
— PA CABELO DE NEGO
— PA FAVELA
— PA FAVELA
— PA LAGOA DO XAVIER
— PA LORENA
— PA SÃO JOSÉ I
— PASSAGEM DE PEDRA
— PASSAGEM DO RIO
— PAU BRANCO
— PAULO FREIRE (MAÍSA)
— PICADA I
— POMAR
— RANCHO DA CAÇA
— REAL
— RECANTO DA ESPERANÇA
— RIACHINHO
— RIACHO GRANDE
— SANTA RITA DE CÁSSIA
— SÃO CRISTÓVÃO
— SÃO JOÃO DA VÁRZEA
— SÃO JOSÉ
— SÃO ROMÃO
— SÃO ROMÃO
— SENEGAL
— SERRA MOSSORÓ
— SÍTIO CARMO
— SÍTIO JARDIM
— SÍTIO SANTA FÉ
— TERRA NOSSA
— VINGT ROSADO