terça-feira - 16/06/2020
Secretaria de Trânsito implanta vagas de curta duração e renova sinalização em diferentes pontos da cidade
Por: Comunicação
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, vem realizando um trabalho de organização do tráfego nas vias da cidade. Entre as ações está a implantação de vagas de estacionamento de curta duração, no entorno do Mercado do Vuco-Vuco.
De acordo com informações da coordenadora do Departamento de Engenharia de Tráfego, a engenheira Monalisa Lira, o estacionamento de curta duração no Mercado do Vuco-Vuco é no próprio mercado, onde existem baias de estacionamento de curta duração, nesses locais os veículos só devem ficar estacionados por um período de até 30 minutos.
A Secretaria de Trânsito também reforça a proibição de estacionamentos em canteiros e meio fio de praças que não possuam baias para estacionamento. “Iniciamos a ação pelo Mercado do Vuco-Vuco, porque percebemos a grande necessidade de organização do trânsito do local, inclusive no que diz respeito ao estacionamento, já que frequentemente as leis de trânsito eram desobedecidas no local. Além das baias para estacionamento de veículos, permanecem os espaços para carga e descarga, e destinadas para moto-táxi”, frisa.
Monalisa Lira destaca que a proibição tem como base o Art.181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso VIII, que define como infração estacionar veículos no passeio ou sobre faixa destina a pedestres, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento,marcas de canalização, gramados ou jardim público. Assim como o Art.182, inciso VI, parar o veiculo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres,nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas de canalização. Para as infrações de trânsito dispostas nesses artigos, o Código de Trânsito Brasileiro prevê inclusive a penalidade administrativa de remoção.
Ações do trânsito também contemplam vias próximas ao Mercado da Cobal
O Departamento de Engenharia de Tráfego também realizou modificações no entorno do Mercado da Cobal, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos entre a Avenida Dix-neuf Rosado e a Rua Mário Negócio.
A engenheira, Monalisa Lira, coordenadora do Departamento de Engenharia de Tráfego, explica que no local foi instalada sinalização de proibido parar e estacionar no entorno da Cobal, além de um trabalho de organização no estacionamento interno do mercado.
De acordo com Monalisa, na Cobal foram estabelecidas: 36 vagas para moto, 6 vagas para moto-táxi, 28 vagas para veículos, e dessas 28 vagas, 14 são estacionamento de curta duração, 1 vaga para idoso e 1 vaga para pessoa com deficiência.