segunda-feira - 23/03/2020
Secretaria de Saúde se reúne com agentes de endemias e reforça combate às arboviroses
Por: Comunicação
Durante a pandemia do novo coronavírus, é preciso ficar atento também as arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Neste período de pouco contato entre as pessoas, os agentes de endemias não estão entrando efetivamente nas residências para verificar e combater as doenças endêmicas, mas seguem no porta a porta passando todas as orientações necessárias para evitar a proliferação dessas enfermidades.
"Os agentes de endemias e comunitários não precisam entrar nas casas para ajudar. Eles podem realizar esse trabalho de orientação, auxiliando sem entrar nas casas", destacou a Secretária de Saúde, Saudade Azevedo, durante encontro com os agentes, no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo.
Saudade frisou frisou também que os agentes serão aproveitados em outros setores durante o surto do covid-19. "Os agentes também podem fazer parte nas unidades de saúde e nas barreiras sanitárias. Estamos encontrando outras alternativas para eles, que são peças fundamentais nesse processo. A população de Mossoró precisa contar com os agentes", frisou.
Teresa Cristina, educadora em saúde dos agentes de endemias, pediu para a população se conscientizar sobre o trabalho dos agentes, e reforçou a importância do combate as arboviroses. "O agente não vai entrar na sua casa, mas ele vai chamar no seu portão e vai orientar sobre o que é preciso para você evitar o Aedes Aegypti. Quando todo mundo está em casa, o mosquito transmite muito mais as doenças. Além do covid-19, podemos ter outra epidemia que é de dengue. Fiscalize o seu quintal", falou.
O agente de endemias Fábio Antônio destacou o trabalho educativo desenvolvido pela categoria durante esse período. "Não devemos esquecer jamais as arboviroses. Enquanto o coronavírus ataca de um lado, a dengue ataca de outro, além de uma série de doenças que o mosquito transmite. A gente não pode parar. Somos linhas de frente, mas tudo com cautela. É um trabalho educativo, de prevenção, orientando o morador com métodos de limpeza", comentou.
Para qualquer orientação ou dúvida, o cidadão pode ligar para o número (84) 3315-4833. Adriano Gledson, coordenador de endemias do município, também esteve presente durante a reunião.