quarta-feira - 10/06/2020

Secretaria de Saúde realiza testes rápidos do novo coronavírus em agentes de endemias

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta quarta-feira (10) testagem rápida IgG/IgM em agentes de endemias do Município. A ação ocorreu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo. Foram disponibilizados 150 testes aos agentes que também estão colaborando com o trabalho de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade.

A técnica da Vigilância Sanitária, Karla Cartaxo, que coordenou a ação nesta quarta-feira, explicou que a iniciativa tem o objetivo de aumentar a prevenção entre os servidores. "São profissionais que também estão na rua diariamente, em virtude de atribuição profissional. Essa é uma luta da secretária de Saúde, a própria gestão maior, da diretora da Vigilância em Saúde, em busca de fazer essa testagem para prevenir. Testando os profissionais vamos ter meios de nortear ações e políticas públicas na ação de prevenção ao coronavírus.", afirmou Cartaxo.

Os servidores da Atenção Básica também estão sendo testados diariamente. São disponibilizados 20 testes por dia, totalizando 100 por semana no laboratório do PAM. A recomendação da Saúde é que os testes sejam feitos nos indivíduos que apresentaram sintomas nos últimos 10 dias.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Prefeitura de Mossoró continuam fazendo testes nos mossoroenses suspeitos sintomáticos a partir do sétimo dia do novo coronavírus.