segunda-feira - 27/04/2020

Secretaria de Saúde já recebeu mais de 62 mil doses da vacina contra Influenza

A Prefeitura de Mossoró, através da Coordenação Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, já recebeu mais de 62.500 doses da vacina contra a influenza, do Ministério da Saúde, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação.

Na primeira etapa, que ocorreu entre os dias 23/03 e 17/04, fotam vacinados idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. Nesta segunda fase, iniciada no dia 18/04 e segue até o dia 08/05, estão sendo vacinados os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e com as alterações dos grupos prioritários, os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários.

De acordo com o coordenador Municipal de Imunização, Etevaldo de Lima, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão seguindo o cronograma definido pelo Ministério da Saúde, para a realização da Vacinação contra Influenza.
Em documento encaminhado para as Secretarias de Saúde de estados e municípios, o Ministério da Saúde informou sobre uma nova alteração no calendário da campanha.

Com a mudança, a 3 etapa da imunização foi subdividida e se estenderá até o dia 6 de junho. Entre os dias 9 e 17 de maio serão vacinados: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias. A partir do dia 18/5 até o dia 6/6 devem ser imunizados adultos de 55 a 59 anos de idade; professores das escolas públicas e privadas.

O Ministério da Saúde, explica que a mudança se deve a fatores técnicos, científicos e de logística, entre outros motivos. O órgão também orientou as equipes responsáveis pela vacinação a não fazerem eventos no Dia D da Campanha, marcado para 9 de maio, realizando apenas as ações de vacinação, para evitar aglomerações, como forma de reduzir os riscos de contaminação e disseminação do novo corona vírus (COVID-19).