segunda-feira - 06/04/2020

Secretaria de Saúde imuniza mais de 34 mil idosos e profissionais de saúde contra influenza H1N1

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró imunizou além da estimativa de idosos que o Ministério da Saúde estipulou para a cidade contra influenza H1N1. Segundo o MS, Mossoró deveria vacinar, pelo menos, 90% de um total de 24.885 idosos entre os dias 23 de março e 15 de abril, período da primeira fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1 exclusiva para idosos e profissionais da saúde.

Nos últimos três ano a cidade vem superando todas as metas de campanha de vacinação. Neste ano não foi diferente, até o momento. Antes de terminar a primeira fase a Prefeitura de Mossoró imunizou 26.006 idosos, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 104,50%, muito além do que estava estabelecido pelo Ministério da Saúde. Os dados foram atualizados na tarde desta segunda-feira (06) pelo setor de Imunizações Municipal.

O MS ainda estimou que 10.421 profissionais de saúde devam ser vacinados no Município. O setor de Imunizações enviou doses da vacina trivalente para todos os hospitais da cidade, que é a vacina enviada pelo Ministério da Saúde, que protege contra os tipos de Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B. De acordo com dados atualizados hoje, o número de profissionais da saúde vacinados é de 8.019 (76,95% de cobertura vacinal). Juntando idosos e profissionais de saúde, a Prefeitura de Mossoró vacinou 34.025 indivíduos dos grupos prioritários.

A vacinação contra influenza H1N1 ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. O indivíduo que faz parte do público-alvo deve apresentar cartão de vacinação e documento com foto para ser imunizado.